Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção da Casa do Espírito Santo de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00226
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (491 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis da Casa dos religiosos da Congregação do Oratório de São Filipe Neri.

A 7 de Agosto de 1834, José Manuel Pereira de Sequeira Bramão, provedor, Dr. Emídio da Costa, padre Miguel de Morais, António Pereira Mendes, escrivão, executaram a tomada de posse do edíficio.

Contempla a descrição e avaliação das pratas - objetos de culto com pedras preciosas -, paramentos, imagens e livros da Igreja (foram enregues ao prior da freguesia da Conceição Nova), adega, entre outros objetos de uso comum.

Inclui a declaração da entrega da livraria e seus pertences, nomeadamente, o sistema planetário do padre Almeida, a máquina elétrica, duas esferas grandes, painéis, bem como o Museu existente na primeira casa do Convento, os painéis da casa do Oratório, da sacristia e de outras dependências, ao Dr. António Nunes de Carvalho.

Reúne a descrição e avaliação das apólices, padrões, prédios urbanos e rústicos: rua Nova do Almada, rua do Largo do Corpo Santo, Quinta do Brigadeiro, situada no Arco do Cego, freguesia de São Jorge, Torres Novas, Golegã, Ourém, Vila Franca de Xira, entre outros.

Integra a descrição e avaliação de dívidas passivas, de prazos foreiros - Lumiar, Charneca de São Bartolomeu, Bucelas, Sintra, Torres Vedras, Milhorado, Fanhões, Santarém, travessa da Portaria de Santa Ana, calçada das Necessidades, entre outros.

Compreende arrematações de objetos e arrematantes, relação das roupas entregues ao Hospital de São José, declaração de objetos do espólio do Convento assinada por António Maria Couceiro, administrador geral da Casa Pia (selo de chapa).

Contém o "inventário a que se procedeu nesta Casa do Espírito Santo no tempo das Cortes no ano de 1823, sendo escrivão José da Costa Pinto", escrivão proprietário encartado das Apelações e Agravos Cíveis da Corte e Casa da Suplicação (testamenteira do padre António de Ataíde, de que é administrador o padre Domingos Vicente dos prédios rústicos e urbanos descritos).

Reúne autos de posse de bens móveis e imóveis rústicos e urbanos em Lisboa entre outras localidades.

Apresenta um selo de chapa.
Physical location
Ministério das Finanças, Casa do Espírito Santo de Lisboa, cx. 2233
Original numbering
IV-D-81 (4), n.º 225
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
29/02/2012 15:50:47
Last modification
12/07/2016 10:18:55
Record not reviewed.