Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Corpus Christi de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00221
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (248 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos Carmelitas Descalços, vulgarmente chamado dos Torneiros.

Reúne os autos de diligências para averiguação dos rendimentos e fundos, mapas, e declaração sobre pratas e utensílios da Igreja, livros de tombo, entre outros, que os frades deste Convento levaram para o Convento de Nossa Senhora dos Remédios aquando da sua transferência, inquirição de testemunhas (1833).

Integra a relação das apólices, padrões, títulos, capitais; certidão passada por José Joaquim Matoso Gago da Câmara, oficial maior da secretaria do Tribunal da Junta do Exame do estado atual e melhoramento temporal das ordens regulares, de uma consulta acerca da decisão da rainha em acolher nos Conventos, sem religiosos, centenas de famílias que foram obrigadas a fugir dos rebeldes (1834).

Inclui autos de arrematação e o mapa dos objetos arrematados, bem como os arrematantes, preço: José Moreira Duarte arrematou a Livraria, outros arremataram mobiliário, relógio de parede, entre outros (1833).

Compreende autos do edital do juiz inventariante, publicado na “Crónica Constitucional de Lisboa”, n.º 58, Lisboa: Imprensa Nacional, 1833, p. 305-308 (2 f. imp.), a fim de convocar os credores e devedores, declaração das freiras do Convento do Coração de Jesus da Estrela de Lisboa (selo de chapa, 1833), entre outros; notificações, penhoras, feitas aos inquilinos das casas situadas na rua Nova da Princesa, travessa da Vitória, rua dos Douradores e travessa de São Nicolau, mapa demonstrativo das rendas das casas.

Reúne legados pios, descrição da Igreja e utensílios do culto, uso comum, sacristia, e ainda, o termo de entrega feito ao prior encomendado José António da Silva Santa Bárbara, da freguesia de São Nicolau.

Inclui a descrição dos paramentos, roupa branca, armação e objetos não sagrados da Igreja, bem como o termo de entrega dos mesmos no Depósito de São Bento, e também, a descrição da prata da Igreja do Convento, que foi remetida ao Depósito do Banco de Lisboa.

Contempla a descrição dos objetos da cozinha, enfermaria, despensa, adega e utensílios do comum que não foram arrematados, cartório (remetido à Junta do Exame do estado atual e melhoramento temporal das Ordens Regulares em 1833).

Contém a descrição do edifício do Convento e anexos (prédios urbanos e rústicos), e autos de posse e avaliação de propriedades (1834-1835).

Apresenta um selo de chapa.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Corpus Christi de Lisboa, cx. 2231
Original numbering
IV-D-79 (2), n.º 220
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
29/02/2012 16:31:53
Last modification
12/07/2016 10:18:46
Record not reviewed.