Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Vicente de Fora de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00201
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1845 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho.

A 12 de Julho de 1834, D. Vitorino de Maria Santíssima, prior do Convento, D. Domingos, ex-cónego - residentes -, bem como o provedor do 1.º distrito e o escrivão José Maria de Almeida na presença de mais duas testemunhas, tomaram posse dos bens.

Inclui autos de inventário dos foros e censos, padrões e títulos, cartório, prédios rústicos e urbanos, dívidas ativas e passivas, avaliação e arrematação - da botica, de diversos pertences da adega, objetos de cobre, foros situados no concelho de Azeitão -, arrematações de uma carruagem, e mobília - espólio do falecido cónego D. António.

Integra o termo de depósito dos foros e censos de Lisboa e termo - Setúbal, Torres Vedras, Sintra, Colares, Cascais (sendo enfiteuta o conde de Soure, entre outros), Alverca, Alhandra, Alenquer (diversas quintas), Azambuja, Santarém, Golegã, Tomar, freguesia de Ourém, Óbidos, Atouguia, Guarda, Montemor, Vila de Frades, Beja, Elvas, Torrão, entre outras localidades.

Contempla a descrição do cartório, bem como a avaliação da Quinta da Navalha, móveis da Ermida, alfaias, louça da adega do vinho e da de agua pé, edifício da Quinta da Granja, propriedade de casa em frente para o Rossio, na rua da Betesga, rua das Galinheiras, entre outros.

Compreende a arrematação de objetos de cobre, parecer assinado por António Manuel Lopes Vieira de Castro, António Maria de Magalhães, secretário, Jerónimo José de Faria, Francisco da Rocha Soares (Porto, Sala das Sessões, 12-10-1833) acerca da pertença da Quinta da Moreira e de outras quintas dos religiosos localizadas na província do Minho: Quinta da Oliveira, Quinta de Vilarinho, a de Vila Boa do Bispo, a de Landim e ainda, a Quinta de São Jorge.

Inclui o requerimento do prior e cónegos do Real Convento de Mafra sobre a supressão do Mosteiro de Moreira, pública-forma do bispo titular do Algarve, incluindo o catálogo das fazendas e mosteiros vendidos dos cónegos Regulares desde o ano de 1770 até 1775: Mosteiros de Grijó, Refoios, Caramos, Landim, entre outros, bem como as Quintas de "Águas Livres", "Benfica", "Palmeira"; Herdade do Paço dos Contos vendida a António da Silva Laboreiro, a Quinta da Fonte do Louro vendida a José B. B., guarda-roupa do marquês de Pombal, entre outros; lista das pratas que foram vendidas pelo seu peso e algum feitio dos referidos mosteiros extintos.

Reúne a descrição e avaliação dos prazos, requerimento do duque de Palmela acerca do arrendamento da Quinta da Abelheira em São Julião do Tojal, ofício do secretário-geral do concelho de Mafra sobre o roubo de madeira do Pinhal dos Frades, relação dos foros situados no distrito de Santarém e Leiria, e também, foros conforme o cadastro do Bairro da Mouraria, imposto em um olival, entre os dois caminhos que vão para a Penha de França e a Fonte do Louro cuja possuidora era D. Maria Luísa de Moura, filha e herdeira do falecido Luís Gomes Leitão de Moura (1845).

Contém os autos de avaliação do prazo da Quinta de Melides em Colares, dos prédios rústicos e urbanos: Quinta da Granja, no termo de Alenquer, Quinta da Abelheira, junto ao Rio Trancão, que inclui Capela e “serviu antigamente de Fábrica de Papel”, Quinta da Fonte do Louro, na freguesia do Beato António, subúrbios de Lisboa, que foi arrendada a Marçal de Almeida até 1836, Quinta do Conde, entre outros (1834).

Integra autos de posse da Quinta do Conde (inclui a descrição dos bens móveis e imóveis e semoventes), da Quinta da Abelheira (paramentos, alfaias do culto religioso, entre outros) e arrematações, das propriedades do Rossio em Lisboa, Quinta da Granja, entre outros.

Contempla a avaliação de todos os prédios urbanos situados em Lisboa e seu termo (1.º Distrito).

Inclui a descrição das dívidas ativas e passivas, arrematações (mobília do espólio do falecido cónego D. António da Visitação Barreto), entre outros.

Compreende a descrição e avaliação do Convento de Mafra (pertencente aos cónegos regrantes de Santo Agostinho), nomeadamente o refeitório, hospedaria, carruagem, entre outros objetos.

Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Vicente de Fora de Lisboa, cx. 2223
Original numbering
IV-D-61 (4), n.º 200
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
02/03/2012 16:08:14
Last modification
12/07/2016 10:18:43
Record not reviewed.