Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Bento da Saúde de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00202
Title type
Atribuído
Date range
1736-02-03 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Ordem de São Bento (atual Palácio de São Bento, também conhecido como "Assembleia da República" ou "Parlamento Português").

Integra a descrição e avaliação das pratas da Igreja, objetos de culto, da Sacristia - imagens, paramentos, móveis, entre outros -, bem como da Capela (1833).

Contempla a descrição dos objetos da cozinha, cerca, botica, livros da botica, livraria, entre outros.

Inclui termo de depósito, autos de posse e avaliação do edifício do Convento, cerca, notificações feitas aos arrendatários das casas e armazéns, foros, entre outros.

Contém o auto de posse da Herdade de Cantarinho, em Benavila, Beirolas, Quinta da Boiça, Alandroal, entre outros prédios urbanos e rústicos em diversas localidades.

Reúne requerimentos, e também, o traslado do inventário dos livros pertencentes a São Bento da Estrelinha feito pelo escrivão José Maria Teixeira de Aragão (cx. 2224).

Carta de arrematação e posse da Quinta da Boiça, leilões e venda de bens na vila do Alandroal e autos de posse de propriedades pertencentes ao Convento de São Bento da Saúde de Lisboa (cx. 2267).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Bento da Saúde de Lisboa, cx. 2224 e 2267
Original numbering
IV-D-62, n.º 201
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
3/2/2012 4:08:31 PM
Last modification
11/14/2017 3:44:23 PM
Record not reviewed.