Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Pedro de Alcântara de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00207
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 proc. (39 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos de São Francisco da Província de Santa Maria da Arrábida.

A 17 de Julho de 1834, o Dr. José C. da Fonseca e Castro, o escrivão Francisco José de Sales de Almeida, entre outros, tomaram posse do edifício e mais bens.

Integra o auto de posse, o Decreto de 31 de Dezembro de 1833, que manda secularizar o Convento, os religiosos serão distribuídos pelos Conventos de São José de Ribamar, de Santa Catarina, de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Nossa Senhora do Monte da Caparica, de Palhais e de Alferrara podendo levar com eles os os móveis do seu uso particular. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tomará posse do edifício, oficinas e mobília do comum, Igreja e sacristia entre outros, a fim de albergar os expostos. As meninas órfãs serão transferidas da residência onde se encontram para o dito edifício conventual, entre outras disposições.

A livraria do Convento foi remetida para a Biblioteca Pública.

Contempla a descrição dos vasos sagrados, paramentos, alfaias e móveis, objetos da sacristia, Igreja, casa do capítulo, casa de arrecadação, casa de despejo, cozinha - objetos de cobre e bronze -, refeitório, sinos, arquivo do coronistado, entre outros.

Inclui a relação dos religiosos que foram transferidos para conventos da mesma Ordem.

Contempla a descrição do cartório.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Pedro de Alcântara de Lisboa, cx. 2225
Original numbering
IV-D-63 (5), n.º 206
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
02/03/2012 16:10:11
Last modification
12/07/2016 10:18:44
Record not reviewed.