Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento do Santíssimo Sacramento de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00211
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (420 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Ordem de São Paulo Primeiro Eremita.

A 11 de Agosto de 1834, o Dr. Rodrigo António Segurado de Lemos, provedor, os membros da Junta administrativa do Convento - frei Manuel das Dores Tavares, frei André de Santa Leocádia Corsino, frei Hemetério da Conceição de Maria, e o escrivão Marcos Cosmelli tomaram posse e procederam à inventariação.

Contempla o termo de declaração de frei Francisco da Divina Providência F. acerca do número de religiosos que constituem a comunidade.

Inclui a descrição dos objetos do culto divino – Custódia grande dourada, Relicário, Cálices, entre outros -, Igreja (imagens, altares, entre outros), sacrtistia, coro, pratas, paramentos, livros, mobíliário, entre outros.

Compreende a descrição do cartório, dos objetos profanos e preciosos, mobiliário, alfaias agrícolas, géneros semoventes, entre outros.

Integra termos de depósito dos bens, bem como a menção de três relações de inventário dos bens “que originariamente pertenciam ao Convento de Lisboa, contendo outra os bens que pertenceram ao Convento de Nossa Senhora da Rosa em Caparica e de que este Convento da cidade se achava de posse há muitos anos por se achar reduzido àquele Convento, e a terceira relação contém os bens de outro Convento de Setúbal também reduzido ou suprimido há muitos anos por cujo motivo passaram também a fazer propriedade deste Convento de Lisboa”.

Reúne a relação dos bens dos prédios urbanos do Convento de Lisboa, e ainda dos prédios rústicos: Campo de Ourique, Quinta no Seixal, marinha em Setúbal, Herdade das Freiras em Fronteira, entre outras quintas em diversas localidades do país.

Integra a descrição dos foros e foreiros, rendas, juros, dívidas, relação dos prédios rústicos e urbanos, rendas, foros, foreiros e localidades relative ao Convento de Nossa Senhora da Rosa da Caparica.

Contém a relação das dívidas passivas (à Irmandade de São Roque do Arsenal de Lisboa, ao Senado de Lisboa, às religiosas do Convento de São João de Setúbal, entre outros).

Contempla autos de posse de casas na freguesia de Santa Catarina, de Nossa Senhora da Pena, na cidade de Lisboa, notificações feitas aos inquilinos de casas, lojas, entre outros.

Inclui o auto de posse da Quinta dos Paulistas, situada em Campo de Ourique, Lisboa, da Quinta da Rosa e recheio, e também arrematações de diferentes bens.

Contempla os autos de posse da sala da livraria do suprimido Convento, do dormitório e mais celas contíguas que foram concedidas à Sociedade Promotora da Indústria Nacional; o catálogo dos livros da livraria que foram entregues ao Dr. António Nunes de Carvalho que as mandou para o Depósito de São Francisco da cidade (1835).

Contém arrendamentos de vinhas pertencentes ao Dr. José António da Cunha Salgado, no sítio do Pardal, concelho de Arruda, e escrituras passadas em pública forma de diversos bens rústicos e urbanos em diversos distritos (cerca do convento em Alferrara, morgado de Meca em Alenquer, entre outros).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Santíssimo Sacramento de Lisboa, cx. 2226
Original numbering
IV-D-64, n.º 210
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
02/03/2012 16:11:39
Last modification
12/07/2016 10:18:45
Record not reviewed.