Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00213
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (548 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos Ermitas Calçados de Santo Agostinho.

Integra a descrição dos paramentos e mobília do culto, Igreja: capelas - Nossa Senhora da Graça, Irmandade dos Pretinhos, entre outros -, imagens, livros mobília, sacristia, paramentos; Santuário - capela do Menino Jesus, casa da prata, entre outros.

Contempla o auto de posse, descrição e avaliação dos objetos de culto da Ermida de Nossa Senhora do Monte - que pertencia ao suprimido Convento da Graça -, mobília da casa do capelão, casa e quintal.

Compreende a descrição do cartório, relação dos encargos pios, demandas, penhoras, capelas, dívidas ativas e passivas, padrões, apólices, títulos de dívida pública, bem como descrição e avaliação dos prédios rústicos e urbanos, entre outros.

Reúne o termo de declaração do escrivão José Maria de Almeida dos prédios rústicos e urbanos, nomeadamente em Lisboa, Quinta no sítio da Portela na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Quinta de Santa Catarina em Carnaxide, Aldeia Galega, Alhos Vedros, Caparica, herdades no Alentejo.

Inclui a avaliação e descrição do Convento e anexos, prédios urbanos: casas no largo da Graça, calçada do Monte, rua Direita da Graça, Beco das Beatas, rua Augusta, Anjos, entre outros, em lisboa.

Contém a avaliação e descrição dos foros e foreiros - o Colégio de Santo Agostinho [hoje 1834] denominado Coleginho, o marquês de Castelo Melhor do prazo da Verdelha, termo de Alverca, entre outros - em Lisboa, Sintra, Cascais, Torres Vedras, Quinta da Atalaia na Charneca, Alentejo, Beira Baixa, entre outros.

Integra uma relação de todos os foros relativos a propriedades urbanas e rústicas, incluindo a morada em Lisboa.

Reúne arrematações.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa, cx. 2227
Original numbering
IV-D-65 (2), n.º 212
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
02/03/2012 16:12:16
Last modification
12/07/2016 10:18:45
Record not reviewed.