Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Penha de França de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00214
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (224 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos Ermitas Calçados de Santo Agostinho.

Inclui a procuração de cabeça de casal, o auto de declaração sobre as vantagens de conservar este Convento (1833), inquirição de testemunhas, relação dos religiosos da comunidade.

Contempla ainda, uma representação acerca da saída da comunidade do mencionado Convento para o da Graça, levando os objetos que puderam, bem como a negligência da prática dos ofícios do seu ministério e outras informações de cariz político, opinadas por António Pretextato de Pina e Melo (1834).

A 3 de Janeiro de 1834, o comissário Pretextato, o escrivão José Maria de Almeida, deram início à inventariação.

Compreende a descrição dos objetos do culto, imagens e altares, alfaias, mobília, paramentos, Igreja, e o termo de depósito.

Integra a descrição dos objetos preciosos, cartório, títulos, prédios urbanos e rústicos – Quinta da Ladeira, propriedades em Elvas, Estremoz, Monforte, entre outros -, foros, legados, apólices, padrões, títulos de dívida pública, dívidas ativas e passivas, encargos pios, entre outros.

Inclui a descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, livraria, mobília e mais objetos do comum.

Reúne o requerimento, ofício e termo de juramento e abonação relativos a Manuel Marques, guarda do Convento e objetos.

Contém o inventário da Herdade da Torre de Alvarenga, situada no termo da cidade de Elvas, nomeadamente a descrição e avaliação dos objetos sagrados, paramentos, roupas da capela, mobília do comum, louça, cobre, arame, alfaias agrícolas, gado bovino, ovino, caprino, suíno, bem como de géneros comestíveis, e ainda a lista com o nome dos criados e vencimento, receita e despesa, arrematações, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Penha de França de Lisboa, cx. 2228
Original numbering
IV-D-77 (1), n.º 213
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
05/03/2012 11:59:59
Last modification
12/07/2016 10:18:45
Record not reviewed.