Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Colégio de Santo Agostinho de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00215
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1855 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (93 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Colégio, também designado por "Coleginho da Graça" dos Agostinhos Calçados.

Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Colégio, também designado por "Coleginho da Graça" dos Agostinhos Calçados, situado na freguesia do Socorro.

A 14 de Julho de 1834, o Dr. António Alexandrino de Morais e Sousa, provedor, frei João de Savedra, o escrivão João Gualberto da Silva, a fim de procederem à inventariação.

Integra o auto de juramento do ex-reitor frei João de Savedra, bem como o auto de posse do edifício do Convento, cerca, prédios rústicos e urbanos e foros, e também, a descrição do edifício do Convento, as suas confrontações “ao lado do Colégio para o poente, existe a Igreja, com entrada pelo largo; as propriedades sitas na cerca estão sendo ocupadas pela Irmandade de Nossa Senhora da Conceição”, entre outros.

Contempla a descrição dos foros, foreiros, quantia, dízimos em Lisboa, Sintra, Mafra, Braga, e também a marinha de Sal, em Sarilhos, na Aldeia Galega, padrões de juro relativos a diversos almoxarifados.

Inclui a descrição de dívidas (conde da Redinha, conde de Soure, entre outros), descrição e avaliação do Convento e anexos, do órgão que foi entregue ao prior encomendado da freguesia do Socorro.

Compreende o arrendamento da cerca, arrematação, e entrega do relógio do Coleginho.

Contém a descrição dos objetos de culto da Sacristia, capela do dormitório, coro, capela da cerca, Igreja – altares – refeitório, entre outros objetos.
Physical location
Ministério das Finanças, Colégio de Santo Agostinho de Lisboa, cx. 2228
Original numbering
IV-D-77 (2)
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
05/03/2012 12:04:01
Last modification
12/07/2016 10:18:45
Record not reviewed.