Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00219
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1836 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (485 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos Carmelitas Calçados.

A 11 de Abril de 1834, o Dr. Francisco de Paula e Oliveira, juiz, o padre mestre frei António Simões, presidente, frei António Henriques e frei Joaquim de Nossa Senhora [Brito], António Eustáquio da Silva, escrivão, procederam à inventariação.

Integra a descrição dos objetos de cobre e estanho (cozinha), bancos do refeitório de pau do Brasil, abogaria, forno, casa das farinhas, adega, e relógios.

Contempla a descrição da livraria (inclui baús com documentos de padrões, tombos, entre outros), descrição e avaliação dos bens da Quinta da Portela (Sacavém).

Compreende a descrição e avaliação dos objetos preciosos - ouro, prata, pedras preciosas - do Convento, bem como a certidão do peso das peças efetuada por Luís Pedro Lourenço, proprietário encartado no ofício de contraste da cidade.

Inclui a relação de prédios urbanos e rústicos, situados em Lisboa e Quinta na Portela, foros e foreiros pertencentes à vila de Almada.

Contém a descrição dos objetos do culto da Igreja: altares, imagens: de Nossa Senhora do Carmo e o Menino Jesus, com seus vestidos dourados, joias e coroas de prata; túmulo grande de D. Nuno Álvares Pereira, fundador do Convento, túmulo pequeno de D. Iria, sua mãe; missais, painéis, órgão, entre outros.

Integra a descrição da sacristia, Capítulo dos mortos, bem como a descrição de objetos preciosos - coroas de ouro com brilhantes de Nossa Senhora e do Menino Jesus, anéis, entre outras joias com pedras preciosas; duas chaves do túmulo de D. Nuno Álvares Pereira, cálices, custódias, patenas, entre outros -, paramentos, cortinas, entre outros. Alguns destes foram remetidos à Tesouraria da Junta do Melhoramento, outros foram enviados pelos fiéis para o Depósito da Esperança, e o relógio de parede da sacristia foi para a Relação por ordem do ministro da Fazenda.

Contém a avaliação e descrição do edifício do Convento e Igreja Velha, descrição de prédios urbanos e rústicos.

Reúne escrituras (séc. XVIII), foros, apólices, arrematações de bens móveis das Quintas de Corroios, Varejeira, entre outros bens de diversas localidades.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora do Carmo de Lisboa, cx. 2230
Original numbering
IV-D-78 (2), n.º 218
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
06/03/2012 15:48:57
Last modification
12/07/2016 10:18:45
Record not reviewed.