Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00220
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1854 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (212 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos Carmelitas Descalços, situado na rua Direita das Janelas Verdes.

A 26 de Junho de 1834, o Dr. Rodrigo António Segurado de Lemos, provedor, frei Bernardo da Encarnação, frei António dos Anjos e frei António de Santa Iria, membros da Junta Administrativa do suprimido Convento, José Maria de Almeida, escrivão, tomaram posse da cerca.

Contempla notificações feitas a inquilinos, bem como a descrição e avaliação do edifício do Convento, prédios urbanos e rústicos; de bens do Convento: peças de cobre, tanoaria, louça da Botica, relógios, roupas, móveis de madeira, apólices, padrões, foros, relação dos painéis do Convento.

Integra a relação do cobre que foi entregue ao Hospital Real de São José, dívidas ativas, entre outros.

Contempla o requerimento de António Filipe de Barros, depositário dos objetos do extinto Convento a solicitar a exoneração, devido ao Batalhão de Franceses estar aí instalado e os soldados terem um comportamento repreensível. Também foi mandado transferir o cartório para a Provedoria.

Inclui a descrição dos objetos de culto da Igreja, sacristia, Capela junto à sacristia, paramentos, Capela de Nossa Senhora do Carmo, pertencente à condessa de Murça, entre outros.

Integra a relação das alfaias e outros objetos encontrados em um quarto do Palácio do visconde de Asseca, em virtude da busca de contrabando de tabaco, requerimentos e ofícios.

Reúne os autos de posse e avaliação do Casal que foi de D. Gertrudes, na freguesia de São Julião do Tojal, e da Quinta da Lage e Confeiteira que foi de Manuel Alves Quintão, na mesma freguesia.

Inclui a relação dos documentos do cartório, rendimentos, juros reais, pessoais, inclui dinheiro proveniente do extinto Convento de Pernambuco - incorporado no Convento de Carnide -, entre outros (1833), e ainda, a relação dos livros da extinta Província dos Carmelitas Descalços entregue no tesouro Público (1834).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Lisboa, cx. 2231
Original numbering
IV-D-79 (1), n.º 219
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
06/03/2012 15:49:20
Last modification
12/07/2016 10:18:46
Record not reviewed.