Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Hospício de Jesus Nazareno de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00232
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 proc. (86 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Hospício da Ordem da Penitência, situado na Travessa dos Ladrões, freguesia de Santa Isabel.

A 11 de Julho de 1834, o Dr. Rodrigo António Segurado de Lemos, provedor, António Militão de Passos, oficial de diligências, Marcos Cosmelli, escrivão, entre outros, procederam à tomada de posse, descrição e avaliação do edifício e anexos.

Inclui o auto de supressão, relação dos religiosos, inquirição de testemunhas, requerimentos sobre arrendamento de prédios rústicos.

Contempla a descrição feita pelo padre Francisco Silvestre da Rocha, juiz comissário, e Caetano José da Costa, escrivão, nomeadamente da Igreja, objetos sagrados, imagens, sacristia, paramentos, sinos, prata, livraria, entre outros.

Compreende a descrição do edifício do Convento, celas, refeitório, cozinha, corredor, cerca, bem como o auto de remessa dos objetos para o Convento dos Barbadinhos da Esperança depositário.

Inclui a certidão de contraste das peças de prata e a remessa, e também o auto de entrega da Igreja e imagens.

Contém o título de escritura e aforamento do chão do suprimido Hospício, passado em pública-forma por Bartolomeu Ângelo Escopery, tabelião público de notas de Lisboa (1785).
Physical location
Ministério das Finanças, Hospício de Jesus Nazareno de Lisboa, cx. 2236
Original numbering
IV-D-/83 (1), n.º 231
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
20/03/2012 14:33:12
Last modification
12/07/2016 10:51:48
Record not reviewed.