Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Hospício de Nossa Senhora da Porciúncula de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00233
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 proc. (98 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Hospício dos religiosos Menores Reformados de São Francisco, ou Capuchos Franceses.

Também era designado por Hospício de Nossa Senhora da Porciúncula dos Barbadinhos Franceses.

A 17 de Julho de 1834, Dr. Pedro de Sousa Miranda e Castro, delegado do procurador régio, António Emídio Marques, escrivão, Valentim José Mendes e António Correia de Almeida, tomaram posse do Convento e mais bens.

Inclui as diligências efetuadas sobre a utilidade da conservação, ou não, do Hospício, declaração dos dois religiosos (um foi incorporado na comunidade dos capuchinhos italianos do Vale de Santo António, o outro casou).

Reúne requerimentos, descrição e avaliação do edifício do Convento, cerca, terreno ocupado com a carvoaria, enquanto a Igreja foi mandada entregar ao pároco do distrito.

Contempla a descrição dos objetos de culto - foram entregues por Sebastião Casimiro de Vasconcelos, comissário inventariante, ao prior da freguesia de Santos-o-Velho -, objetos preciosos, paramentos, Igreja, sacristia, entre outros, bem como o termo de depósito (1833).

Integra a descrição do cartório, do edifício e anexos, prédios rústicos e urbanos, dívidas ativas e passivas, receita e despesa.

Inclui ainda, a descrição da livraria, termos de entrega de bens, entre outros.

Tem um selo de chapa.
Physical location
Ministério das Finanças, Hospício de Nossa Senhora da Porciúncula de Lisboa, cx. 2236
Original numbering
IV-D-83 (2), n.º 232
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
20/03/2012 14:33:38
Last modification
12/07/2016 10:52:23
Record not reviewed.