Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Maria de Mafra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00247
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1839 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (256 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Ordem de São Francisco, da Província de Santa Maria da Arrábida, em Mafra.

Inclui um caderno com a cópia datilografada (120 f.) de todos os documentos originais insertos, a saber:

- Autos de diligência acerca da ordem régia a mandar transferir os religiosos Menores Reformados da Arrábida do dito Convento, passando este a albergar os cónegos Regulares de Santo Agostinho (1833).

Integra a relação nominal dos frades Menores.

A 9 de Novembro de 1833, Marcos Pinto Soares Vaz Preto, do Conselho da rainha, o presidente da Junta do Exame do Estado Atual e do Melhoramento Temporal das Ordens Regulares, bem como o padre Mariano António Duarte, prior da Igreja Matriz de Santo André, da vila de Mafra, Francisco Miguel da Silva, escrivão, entre outros, assistiram na Igreja do Convento, à leitura da ordem régia da transferência dos frades, nomeadamente para os Conventos de São Pedro de Alcântara de Lisboa, Santa Cruz de Sintra, e de Nossa Senhora dos Anjos, termo de Torres Vedras.

Contempla a descrição dos géneros comestíveis e da Adega.

Compreende a relação dos paramentos e efeitos paroquiais que são necessários para o Culto Divino e atos paroquiais da real Igreja de São Vicente de Fora, e também, a descrição da Igreja, sacristia, paramentos, doceis, frontais, panos de púlpito, pavilhões, porteiras, almofadas bordadas a seda cor de ouro, estandartes, peças de metal, pau dourado e prateado, um presépio, louças e vidros, livros da sacristia, armazéns, torres - um carrilhão de quarenta e seis sinos, entre outros -, pedras de ara, botica - unguentos, substâncias vegetais, xaropes, espíritos, águas destiladas, óleos essenciais, diferentes substâncias, tinturas, bálsamos, sais, entre outros.

Integra a descrição da enfermaria, hospedaria, refeitório, cozinhas e casas de arrecadação, casa do livreiro, casa da música, casa da estampilha, casa dos bronzes, livraria (com 28.382 livros), horta, entre outras dependências e objetos do Mosteiro.

Contém ainda, os autos cíveis de inquirição de testemunhas para verificar a integridade da livraria, sendo que, nos anos 1807-1808, aquando das Invasões Francesas foram roubados alguns livros.

Contempla a descrição e avaliação de produtos hortícolas, entre outros.

Reúne a descrição dos vasos sagrados e paramentos, peças de prata lavradas e não lavradas, hábitos prelatícios, livros da sacristia (receita e despesa, entre outros).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Maria de Mafra, cx. 2237
Original numbering
IV-D-8 (2), n.º 246
Language of the material
Português
Creation date
20/03/2012 14:38:26
Last modification
15/05/2019 10:03:05