Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Apolónia de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00123
Title type
Atribuído
Date range
1833 Date is uncertain to 1834 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (148 f.); papel
Custodial history
Em 21 de Maio de 2012, este inventário foi localizado entre os inventários 236 a 244 dos conventos masculinos, por Maria Filomena de Sequeira Carvalho.
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento das religiosas da Terceira Ordem da Penitência de São Francisco.



A 2 de Outubro de 1833, o padre João de Deus Antunes Pinto, inventariante e bacharel em cânones, ordenou a José Maria Teixeira de Aragão, escrivão, que notificasse a madre abadessa e mais religiosas que foram transferidas deste Convento para o de Santa Ana (inclui relação nominal), a fim de nomearem procurador para procederem à inventariação.



Inclui a procuração das religiosas a constituir o padre António Feliciano de Moreira Gusmão, prior da freguesia de Santa Engrácia, seu procurador, sendo abadessa soror Gertrudes Maria do Amor Divino.



Reúne a informação do prior sobre o número de religiosas (19) e o motivo para a sua supressão, consulta remetida ao príncipe regente e respetivo despacho, no qual manda recolher os géneros para o dito Convento, em virtude de não haver espaço na Alfândega das Sete Casas, requerimentos das religiosas, entre outros.



Contempla a descrição das pratas da Igreja - foram entregues ao tesoureiro da Junta -, paramentos, roupa branca, imagens de Jesus Cristo Crucificado em marfim e pau preto, mobiliário da Igreja, certidões do contraste das peças de prata.



Integra a descrição do Edifício e anexos, confrontação do Convento, bem como foros e prazos relativos a prédios rústicos e urbanos na freguesia de São João da Talha, em Lisboa, também em Frielas, Colares, Cascais, entre outros.



Reúne dívidas ativas, passivas, padrões de juro, apólices, ações da Companhia Geral do Grão Pará e Maranhão, entre outros.



Contém a descrição e avaliação do cartório: títulos dos foros de Cascais, foros de Lisboa e seu termo, capelas, legados pios, sentenças, execuções e arrematações, títulos das sentenças, e penhoras, entre outros.



Inclui o termo de entrega das chaves da Igreja e sacristia, entre outros.



Integra o precatório da madre abadessa e mais religiosas do Convento de Santa Apolónia, contra a prioresa e religiosas da comunidade do Salvador e auto de posse (1759).



Inclui selos de chapa.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Apolónia de Lisboa, cx. 2235
Original numbering
IV-D-83 (5), n.º 235
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
21/05/2012 17:43:07
Last modification
12/07/2016 10:19:33