Available services

Antecedentes familiares de Carlos Alberto Soares Cardoso, visconde do Marco

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/HB/C-1/9/2
Title type
Atribuído
Date range
1853 Date is uncertain to 1936 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv. (75 f.), 400 doc. (561 f.); papel
Custodial history
No livro faltam os fólios 1 a 8.
Scope and content
Contém um livro de despesas de Bernardo Taveira Cardoso, 1857-1879 e 1914-1916.

Inventários de Adolfo Soares Cardoso e Adelaide Soares Cardoso:

Contém o dote de casamento do bacharel Adolfo Soares Cardoso e Adelaide Augusta da Silva Pereira, o certificado do padre, confirmando que num dos livros de assentos de casamento da freguesia de Cedofeita, Porto, se encontra registado o casamento de Adolfo e Adelaide (Paula Soares Cardoso), nome adotado depois do casamento. Assim como o testamento de Adolfo Soares Cardoso e disposição da sua vontade, como ele diz estando de ”regular saúde mental e perto dos sessenta e quatro anos”, tendo quatro filhos de seus nomes Alberto, (faleceu), Henrique, (faleceu), Carlos, solteiro, tenente de engenharia e Adelina, casada com Manuel António Teixeira Barbosa, deste matrimónio, tiveram cinco filhos.

Constam, ainda, algumas faturas de sapataria, produtos farmacêuticos, papelaria, ourivesaria, de trabalhos de serralharia, de realização de obras de pedreiro, carpintaria e marcenaria, realizados em casa de Adolfo Soares Cardoso, situadas no Laranjal, Trindade, fatura da assinatura do "Jornal de Notícias", "O Primeiro de Janeiro", fatura pelo anúncio do falecimento de Adolfo Soares Cardoso no "Jornal de Notícias", "O primeiro de Janeiro", "O Comércio do Porto", "A Província", fatura das despesas feitas com o funeral de Adolfo Soares Cardoso, do responso, cantado na igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, por alma do supra citado, assim como os direitos paroquiais pelo seu óbito, fatura da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, da receção do cadáver de Adolfo Soares Cardoso, da fábrica de velas de cera, para as exéquias e fatura do barbeiro, dirigida a Carlos Alberto Soares Cardoso, pelos serviços prestados (barbear, cortar cabelo) ao seu pai já falecido.

Faturas de vestuário em nome de Adelaide Paula Barbosa, de armazéns de modas, chapelaria, calçado, modista francesa, livraria, papelaria, da fábrica de depósito de calçado, também faturas de contribuições de renda de casa, recibos da Companhia de Seguros Garantia em nome de Adelaide Paulo Soares Cardoso, fatura de joalheiros, em nome de Carlos Alberto Soares Cardoso.



Relação de pratas, joias e móveis, pertencentes a Adelaide de Paula Soares Cardoso, adquiridas por herança, aquisição direta ou presente de seu marido, ou seja, documentos da divisão da prata e divisão dos móveis, pelo inventário do falecimento de Adolfo Soares Cardoso.

Consta também a partilha amigável entre a viúva, filhos e genro de Adolfo Soares Cardoso, documentos da Conservatória do 1.º Distrito do Porto, documentos com o timbre da Repartição da Fazenda 1.º Bairro, uma obrigação de confissão de dívida de cinco contos, cento e sessentas mil réis, a juro de seis %, que receberam a título de empréstimo, Carlos Alberto Soares Cardoso, sua irmã e cunhado, por escritura, em que se constituem devedores de sua mãe e sogra, Adelaide Paula Soares Cardoso.

Cartas de Adelaide Soares Cardoso, dizendo que não deixou testamento, mas deixa escrito a atribuição dos seus bens, (identifica os destinatários).

Carta dirigida ao filho Carlos Alberto Soares Cardoso, relativa aos bens.

Recibos de contribuição de rendas de casa e sumptuária.

Contém o traslado de escritura de quitação de Adelaide Soares Cardoso e seus filhos (relativa a bens).

Falecimento de Adelaide Soares Cardoso, e recibos da agência funerária da transladação do corpo de Lisboa para o Porto, assim como os recibos da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.

Balanço e inventário dos bens deixados em usufruto por Adolfo Soares Cardoso a sua mulher falecida a oito de Junho de 1911. Balanço e inventário dos bens que seu pai Adolfo Soares Cardoso, falecido a 18 de Agosto de 1895, por escritura antinupcial e testamento deixou em usufruto a sua mãe, Adelaide Soares Cardoso, falecida a oito de Junho de 1911, e balanço de inventário da herança, deixada por Adelaide Paula Soares Cardoso, que não deixou testamento sendo seus herdeiros os seus filhos, Carlos Alberto Soares Cardoso e Adelina Soares Cardoso.



Documentos da família Soares Cardoso Barbosa:

Contém uma relação da prata pertencente a Adelaide Paula Soares Cardoso.

Encontra-se também cópia de testamento (aprovado pelo tabelião Tavares de Carvalho em 11 de Setembro de 1901) de Maria Isabel da Silva Pereira, a seu pedido o original, ficou com o sobrinho Carlos Alberto Soares Cardoso. Várias cópias de cartas de Maria Isabel da Silva Pereira, que escreveu a Henrique Burnay e ao sobrinho Carlos Alberto Soares Cardoso.

Vários extratos (diversos anos), de contas correntes coletivas de Henrique Burnay e Carlos Soares Cardoso.

A documentação refere também propostas de construções e aplicações elétricas, orçamento da Empresa Industrial Portuguesa, para fornecimento e instalação de uma bomba e motor para o Palácio da Junqueira, (visconde do Marco) e pedido de gás da Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade.

Declaração em que Maria Isabel da Silva Pereira, doa os bens da sua casa aos seus sobrinhos, a Fernando Barbosa atribuí-lhe a maior quantidade. Várias cartas enumerando mobílias e pertences (doação entre família).

Faturas pagas por Carlos Alberto Soares Cardoso, cabeça de casal no inventário do falecimento de Maria Isabel da Silva Pereira, de serviços clínicos vencimento da criada, drogaria, faturas relativas às despesas do funeral.

Balanço de inventário constante da relação apresentado por Carlos Alberto Soares Cardoso na qualidade de cabeça de casal, dos bens da falecida Maria Isabel da Silva Pereira. Conta colectiva do conde Burnay, visconde do Marco.

Apontamentos manuscritos de despesas e receitas durante vários anos. Vária documentação mencionando juros de obrigações.

Correspondência com o Banco Burnay e Maria Eugénia Barbosa, sobre obrigações e abertura de uma conta corrente em nome desta.

Notícia da morte de Adelina Soares Cardoso a quatro de Março de 1914, não deixou testamento, sendo seus herdeiros os seus 4 filhos, Fernando Soares Cardoso Barbosa, Henrique Soares Cardoso Barbosa, Maria Eugénia Barbosa Guimarães Serôdio e Carlos Soares Cardoso Barbosa.

Consta também a relação de bens pertencente a seu marido Manuel António Teixeira Barbosa.

Carta do Rio de Janeiro do sobrinho Fernando (filho de Adelina) ao tio Carlos Alberto Soares Cardoso, agradecendo todo o carinho e ajuda durante a doença de sua mãe.

Telegrama acusando a abertura de conta corrente em nome de Adelina Barbosa (herdeiros), em que Henrique Barbosa é o cabeça de casal.

Extractos de conta correntes, enviadas por Henry Burnay & C. de Lisboa a Henrique Soares Cardoso Barbosa, Fernando Soares Cardoso Barbosa, relativas a vários anos.

Cadernetas de contas correntes do Banco Burnay e caderneta da Caixa Geral de Depósitos Crédito e Previdência Caixa Económica Portuguesa em nome de Carlos Alberto Soares Cardoso, visconde do Marco.
Physical location
Arquivo Burnay, Administração patrimonial, Herança do Visconde do Marco, cx. 83
Language of the material
Português
Creation date
29/06/2012 14:59:19
Last modification
06/08/2013 10:07:31