Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Auto que o senhor Heitor Furtado de Mendonça visitador do Santo Ofício nestas partes do Brasil mandou fazer sobre as espingardadas com dois estouros de ferro, que atiraram à janela desta Casa da Santa Inquisição"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/TSO-IL/003/0051.00006
Title type
Atribuído
Date range
1592 Date is certain to 1615 Date is certain
Dimension and support
138 f. (20 f. em branco); papel
Custodial history
Dentro do livro, entre o fólio 108, encontrava-se um documento solto. Este foi numerado com o número sequencial atribuído aos fólios cosidos, assumindo os números 131 e 132.
Scope and content
Contém o auto de devassa para apurar o culpado do crime de impedir o recto ministério do Santo Ofício, de se atirar espingardadas com dois estouros de ferro, à janela da Casa da Santa Inquisição, onde dormia o visitador apostólico, Heitor Furtado de Mendonça, na cidade do Salvador da Baía de Todos os Santos (Brasil).

Integra o traslado autêntico passado pelo notário Manuel Francisco da "Constituição do papa Pio V contra os que ofendem o estado, negócios e pessoas do Santo Ofício da Inquisição, contra a herética pravidade, dada em Roma em São pedro, em 1 de Abril de 1569".

Durante o processo e inquirições de testemunhas declarou-se culpado Estêvão da Rocha Tenreiro, natural da Vila de Moura, Alentejo (Portugal). Foi sentenciado, para além de outras penitências, cumprir um ano de cárcere, e ser degradado para as galés forçado a remo para todo o sempre.

Foi transportado para a vila de Moura, onde esteve preso cinco anos, e em 1594 foi para as galés de onde fugiu, tendo sido capturado, e preso novamente na cadeia da vila de Moura.

O réu era viúvo, tinha uma filha e um filho.

Inclui um documento solto: requerimento de Paulo Gaspar, húngaro de nação, que estando ao serviço do imperador da Alemanha foi preso juntamente com o seu pai, pelos turcos, e levado para Constantinopla. Eventualmente poderá tratar-se de um caso de reduzidos. O verso do segundo fólio contém apontamentos sobre o réu Estêvão da Rocha Tenreiro, entrada nas galés, entre outros (bifólio n.º 131-132).
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, mç. 51, n.º 6
Original numbering
Maço 18
Language of the material
Português
Creation date
22/02/2013 11:28:00
Last modification
22/02/2013 11:37:28