Available services

Traslado dos Autos de Demarcação e tombo dos matos e brejos ao redor do cerco do Mosteiro feito por Manuel Barreto de Faria, escrivão do tombo por provisão régia e tabelião público na vila de Tentúgal pelo Marquês de Ferreira, o qual foi tirado dos próprios autos que ficaram em seu poder

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSMCM/L006
Title type
Atribuído
Date range
1628-06-27 Date is certain to 1629-06-02 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (52 f.); papel
Custodial history
Antes do título está escrito: "Armário São Marcos 1.º. Este 2.º traslado da demarcação dos matos e brejos ao redor deste mosteiro se escreve neste livro pequeno para se poder [...?] fora da arca quando for necessário para alguma dúvida [...] traslado 1.º que se escreveu no livro maior não há nunca [...?] de sair fora da arca do Convento". Vestígios de um fólio anterior ao do título sendo visível o filete encarnado.
Scope and content
Página de título com inicial ornada e título enquadrado por filete encarnado. Encadernação de carneira impressa a seco: losango inscrito em cercadura rectangular. Lombada de cinco nervuras. Pastas com enchimento feito de diversos fólios de impresso antigo: "Liber II". "Scriptum Antonij Andree in arte veteri et in divisionibus boetij cum questonibus eiusdem". "Predicamento". Vestígios de fecho. Corte vermelho.
Physical location
Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 6
Original numbering
Plúteo 1.º, liv. 4 B
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2021 apresenta os primeiros fólios enrugados, com rasgões, manchas e perda de suporte. Suporte das guardas manchado e fragilizado. Pastas com o enchimento destacado e com galerias.
Other finding aid
ESTEVENS, Manuel Santos - "Index [...]", ID L 508, p. 19-20, alínea (b).

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912, ID L 283, f. 58-58v, livro 6.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 7.
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Título formal: "Demarcação e tombo dos matos e brejos rotos e por romper que estão ao redor deste Mosteiro de São Marcos fora dos muros, feita por provisão d'el Rei no ano de 1628".
Creation date
02/07/2021 10:24:37
Last modification
14/07/2021 11:56:54