Available services

"Demarcação e tombo dos matos e brejos rotos, e por romper, que estão ao redor deste Mosteiro de São Marcos, fora dos muros [de Coimbra] feita por provisão d'el Rei [...]"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSMCM/L007
Title type
Formal
Date range
1628-06-27 Date is certain to 1629-06-02 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (27 f.); papel
Custodial history
Em fólio anterior ao do título está escrito: "Armário de São Marcos 1.º. Este livro grande da demarcação dos matos e brejos ao redor deste mosteiro não há-de sair nunca fora da arca do Convento porque porquanto for necessário para alguma dúvida ou obra, levar-se fora o livro desta demarcação, há outro mais pequeno também autêntico na mesma arca".
Scope and content
Traslado autêntico dos autos de demarcação, medição e tombo feito por Manuel Barreto de Faria, tabelião público na vila de Tentúgal pelo Marquês de Ferreira, e escrivão do Tombo por provisão régia; tirado dos autos que ficaram em seu poder. Foi Juíz do Tombo, o licenciado Tomé Couceiro Lobo, prior do Mosteiro; frei Bernardo de Évora, Página de título com inicial ornada enquadrado por filete encarnado. Capa em pergaminho com resto de atacas em pele.
Physical location
Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 7
Original numbering
Plúteo 1.º, liv. 4 A
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Apresenta a primeira guarda descolada da pasta, rasgada e com perda de suporte; os fólios manchados, de cantos dobrados, com perda de suporte no canto inferior direito.
Other finding aid
ESTEVENS, Manuel Santos - "Index [...]", ID L 508, p. 19-20, alínea (a).

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912, ID L 283, f. 58-58v, livro 7.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 6
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Título registado na capa: "Tombo dos brejos ao redor do cerco e mais papéis de clarezas que são úteis a este Mosteiro".
Creation date
02/07/2021 10:28:47
Last modification
28/09/2021 15:37:29