Quinta das Praias

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/QP
Date range
1822-03-08 Date is certain to 2005-04-11 Date is certain
Dimension and support
1 mç. (46 doc.); papel
Biography or history
A Quinta das Praias, prédio misto, pertenceu, no tempo a:

D. Mariana Rosa de Sampaio, viúva de Manuel José Machado de Sampaio.

José Rodrigues de Magalhães, negociante da Praça de Lisboa, morador na Rua do Alecrim, Freguesia de São Paulo.

Francisco Xavier Simas, negociante.

João da Costa Carvalho, 1.º visconde de Ribamar.

D. Henriqueta da Costa Carvalho Talone, viscondessa de Ribamar, e seu marido, Frederico Talone, visconde de Ribamar.

Maria Augusta Neves de Mendonça e seu marido, o Dr. António Augusto de Mendonça David, proprietários e moradores na vila d’ Álvaro, julgado de Oleiros.

Maria Eugénia, Maria Carolina e Maria Augusta, filhas do casal anterior.

Prosseguiram como proprietárias D. Maria Eugénia de Mendonça David e D. Maria Augusta de Mendonça Barata Correia por escritura de venda feita por D. Maria Carolina de Mendonça David a suas irmãs, e de partilha de bens entre as duas últimas.

Maria Eugénia de Mendonça David, solteira.

Maria Augusta Mendonça David Barata Correia casada com Joaquim Barata Correia.

Eduardo Barata Correia, médico (falecido em 2007). António de Mendonça Barata Correia (falecido em 2019). Joaquim Barata Correia, engenheiro (vivo em 14 de junho de 2021), entre outros proprietários.
Acquisition information
Doação feita pelo Dr. Pedro Barata Correia ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por Auto assinado em 18 de Junho de 2021. O Auto de Doação foi antecedido do Auto de Entrega dos documentos, destinado a descrição prévia, assinado em 16 de Abril de 2021.
Scope and content
Documentos relativos a uma propriedade rústica e urbana denominada “Quinta das Praias”, que estava situada na subida que dava acesso ao extincto Convento de Santa Catarina de Ribamar também designada por Calçada de Santa Catarina, no sítio da Cruz Quebrada, antiga freguesia de São Romão de Carnaxide, no Concelho de Oeiras, actual União das Freguesias de Algés, Linda a Velha e Cruz Quebrada/Dafundo, do mesmo Concelho. No limite da Quinta existia um prazo foreiro à Colegiada de Santa Cruz do Castelo de Lisboa, composto de terra de semeadura, árvores de fruto e encanamento de água. A Quinta compunha-se de um prédio rústico e urbano - “Casa nobre”, “Casa do pátio”, Chalet de Santo António”, Chalet da Pimenteira”, “Chalet do Poço”, “Chalet da Calçada”; todos os chalets e casas formavam o conjunto denominado “Quinta das Praias”.

Os documentos dizem respeito à alienação realizada no tempo por sucessivos proprietários, ao arrendamento feito por dezanove anos a José António Gomes Neves, casado, e proprietário, às habitações existentes na propriedade, assim como à venda de azulejos a colecionador, e à doação de azulejos ao Museu Nacional do Azulejo, em 2005. Permitem também acompanhar certa urbanização dos terrenos circundantes.

Inclui um inventário de bens relativo à ilha de São Nicolau, em Cabo Verde (1897).
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Em conformidade com o disposto em 2-a) os documentos 40, 43 (1 a 18), 44, e 46 não estão acessíveis. Uma das pessoas a que dizem respeito estava viva em 2021.



Pela Lei n.º 26/2016, publicada no Diário da República n.º 160/2016, Série I de 2016-08-22, o Artigo 44.º faz a Alteração ao Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de Janeiro (Estabelece o regime geral dos arquivos e do património arquivístico) cujo Artigo 17.º é alterado pelas Leis n.ºs 14/94 de 11 de Maio, e 107/2001, de 8 de setembro, passando a ter a seguinte redação:

«Artigo 17.º

[...]

1 - É garantido o acesso à documentação conservada em arquivos públicos, salvas as limitações decorrentes dos imperativos de conservação das espécies, aplicando-se as restrições decorrentes da legislação geral e especial de acesso aos documentos administrativos.

2 - São acessíveis os documentos que integrem dados nominativos:

a) Desde que decorridos 30 anos sobre a data da morte das pessoas a que respeitam os documentos; ou

b) Não sendo conhecida a data da morte, decorridos 40 anos sobre a data dos documentos, mas não antes de terem decorrido 10 anos sobre o momento do conhecimento da morte.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
A descrição de alguns pequenos painéis de azulejos diferentes dos que foram doados ao Museu do Azulejo encontra-se [Em linha]. [Consult. 14 Mai 2021 ]. Disponível em WWW:
Creation date
27/12/2021 09:57:08
Last modification
20/01/2023 12:13:12