Extratos do manifesto das dívidas

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/C-B/002
Title type
Atribuído
Date range
1771-02-11 Date is certain to 1771-02-11 Date is certain
Dimension and support
2 liv.; papel
Custodial history
Carta régia de 20 de abril de 1688, pela qual ordena o provedor da Fazenda da capitania do Rio de Janeiro que tome as contas dos almoxarifes, tesoureiros e recebedores da Fazenda Real nos contos desta cidade para, depois de tomadas, sejam enviadas pelo Conselho Ultramarino para serem vistas nos Contos do Reino e Casa em Lisboa. À semelhança dos demais documentos dos almoxarifes, produzidos em na área da jurisdição da capitania do Rio de Janeiro, depois reunidos, depois de vistos e examinados em conta corrente, juntamente com os demais documentos da receita e despesa, para apuramento dos totais anuais, eram, posteriormente, enviados para a Contadoria Geral em Lisboa para aí serem conferidas e aprovadas. Este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Esta documentação deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as atuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.

Em janeiro de 2022 estes dois livros foram devidamente identificados e posicionados intelectualmente junto dos restantes livros da Fazenda Real da capitania do Rio de Janeiro, uma vez que os mesmos tinham sido enviados, por carta de D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão de Eça Melo e Silva Mascarenhas, 5.º conde de Avintes e 2.º Marquês do Lavradio, vice-rei do Estado do Brasil a 11 de fevereiro de 1771, para a contadoria geral do Erário Régio em Lisboa, contudo a quando da elaboração do inventário das intituladas "Capitanias do Brasil" este livros foram indevidamente colocados e identificados como pertencentes à capitania de Pernambuco.
Scope and content
Constituída por 2 livros de Extrato do manifesto de dívidas da Fazenda Real feitos por João Carlos Correia Lemos, escrivão da Fazenda real do Rio de Janeiro.
Creation date
05/04/2022 10:51:54
Last modification
05/04/2022 11:23:36