Receita e despesa dos tesoureiros executores do Colégio dos Militares de Coimbra

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-CD/001
Title type
Atribuído
Date range
1744-03-18 Date is certain to 1806-07-01 Date is certain
Dimension and support
17 liv.; perg., papel
Custodial history
Os livros 5 primeiros livros, foram mandados fazer pelos desembargadores e deputados do tribunal da Mesa de Consciência e Ordens, e enviados para Coimbra para que neles fossem lançadas as receitas do tesoureiro e executor do Colégio dos Militares de Coimbra os montantes recebidos, montantes esses expressos no 6º livro feito na integra na Contadoria Geral em Lisboa pelo contador Dionísio Manuel da Costa Moreira secretariado por João Carlos da Silva em 1792 no processo de verificação, levantamento e tomada da conta de Francisco Xavier Mourato, tesoureiro e executor do colégio de 1744 a 1757. Já os restantes livros diferem dos anteriores fisicamente, sendo de maiores dimensões, mas continuam a seguir o mesmo metodo de registo da receita e quando findo o exercicio do tesoureiro responsável são feitos os registos das despesas que não são mais do que lançamentos das entregas de montantes ao reitor ou vice-reitor do colégio, ao seu sucessor no cargo, entre outros. Quanto aos circuitos documentais eles são os mesmos dos anteriores tendo em conta a substituição dos Contos do Reino e Casa pelo Erário Régio (1761).
Scope and content
Como estes livros foram feitos para o registo da receita e despesa da responsabilidade do tesoureiro da administração do cofre do colégio de Santarém que era da extinta Companhia dos Jesuitas, cujos bens foram confiscados para a Coroa.

Contém cada livro um índice, prédefenido, dividindo e ordenando as capelas (Glória, Socorro, Boa Morte, São Luís Gonzaga, Santo Estanislau e São Francisco Xavier), os colégios (Santarém, Évora, Braga, Santo Antão e Paraíso), e por fim as despesas e resumos geral das contas. Contudo, nem sempre existem movimentos em todos os titulos referidos no índice.

Os lançamentos da receita consistem no carregamento ao tesoureiro determinada quantia que o mesmo recebeu da satisfação de um direito devido e pertencente a cada uma das capelas ou colégios, assinando o escrivão e o respetivo tesoureiro. Já os lançamentos das consiste no registo dos montantes entregues, pelo respetivo tesoureiro, de ordenados ao corregedor da comarca, ao escrivão, ao procurador fiscal da administração, ao solicitador da administração, ao guarda do colégio, e ao mestre relojoeiro, bem como a entrega dos montantes das rendas ao reitor do colégio, e ainda, dos montantes entregues ao mestre carpinteiro por consertos realizados no colégio. Os que finalizam com o termo da conta tomada pela corregedor ao tesoureiro, são devidamente assinada pelos mesmo.
Language of the material
Português
Creation date
03/04/2023 10:11:10
Last modification
04/05/2023 16:54:48