Available services

"Livro 1.º dos termos dos juramentos"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CEL/011/001/L02
Title type
Formal
Date range
1777-03-15 Date is certain to 1801-06-15 Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 liv. (36 f. ms.); papel
Scope and content
O livro inicia com a apresentação de Joaquim Salter de Mendonça, deputado ordinário do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa, desembargador da Relação Eclesiástica do Patriarcado, juíz dos casamentos e executor das letras apostólicas emanadas de Benedito XIV sobre a reedificação de paróquias e igrejas da cidade de Lisboa que provê os cargos e testemunha os termos de juramento.

Seguem-se as tomadas de posse, datadas para a centúria de setecentos, e juramentos do desembargador Silvério da Silva Rego pelo cargo de promotor fiscal do Juízo da Delegação Pontifícia e Régia, de Bernardo José da Silva Freire para a função de escrivão do meirinho, Joaquim José de Santiago também para o mesmo cargo de escrivão do meirinho, Inácio da Silva para ajudante da justiça do Juízo da Delegação Pontifícia e Régia. Para a centúria de novecentos surge apenas um registo, a tomada de posse e termo de juramento de Joaquim José Batista para o cargo de meirinho do já referido Juízo provido pelo desembargador Pedro Lourenço de Seixas.

Entre os fólios 12 e 34v. encontram-se avisos e provisões da centúria de setecentos, nomeadamente a recolha de dinheiro resultante de missas dadas pelo Real Mosteiro de Odivelas, ou pelas freguesias da Madalena, de São Nicolau, de São Mamede, de São Sebastião da Pedreira, de Nossa Senhora da Pena, do Sacramento, de São Julião, de Nossa Senhora dos Mártires, incluindo um pedido de relatório sobre o estado em que se encontra a obra da igreja de Santa Maria Madalena que havia de ser apresentado à rainha. Para além desta surgem registos de avisos e de provisões relativos às obras das igrejas de São Mamede e das novas igrejas de São Pedro de Alcântara, de Santa Cruz do Castelo, de Nossa Senhora da Conceição, de São Jorge, de São Julião.

Existem também provisões que isentam igrejas paroquiais e irmandades da obrigação da colecta, como uma provisão destinada à igreja paroquial de São Bartolomeu a favor do reitor geral dos cónegos seculares da congregação de São João Evangelista de Xabregas isentando-os da contribuição e subsídio da colecta; uma outra destinada à irmandade de São Marçal da igreja de Santa Justa.

Encadernação em pastas de cartão forrado com veludo lavrado. Corte vermelho.
Physical location
Câmara Eclesiástica de Lisboa, Juízo da Colecta, liv. 2
Original numbering
N.º 2

Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Nota ao elemento "Título": título tirado do rótulo da lombada.
Creation date
23/01/2024 09:52:54
Last modification
31/01/2024 15:48:02