Available services

Álbum n.º 1: letra A - 1.ª parte

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0001
Title type
Atribuído
Date range
1925-12-25 Date is certain to 1926-03-24 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (474 doc. fotográficos, 30x22x5,5 cm); papel
Custodial history
Em 2002 verificou-se estar um documento fotográfico em falta (doc. 91A).
Scope and content
Contém provas dos documentos fotográficos de n.º 1A a n.º 475A, a maioria dos quais possui também negativos originais. Retratam temas variados, ilustrando o noticiário veiculado pelo jornal "O Século" durante as datas extremas acima registadas, havendo segmentos com temas miscelânicos a par de sequências com reportagens temáticas coesas.



Destacam-se, pelo peso relativo que ocupam no álbum, os temas de natureza política, onde avultam aspectos das relações diplomáticas mantidas entre Portugal e outros países (nomeadamente Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Argentina, Venezuela, Cuba e Japão), uma reportagem sobre o Movimento Revolucionário de Almada, também designado Movimento de 2 de Fevereiro (Dois de Fevereiro), numerosas imagens de cerimónias, visitas e outros eventos públicos, frequentemente com a presença do chefe do Estado (Bernardino Machado), algumas imagens de congressos do Partido Nacionalista e do Partido Radical, ou, ainda, de uma reunião de dissidentes nacionalistas.



Entre as outras temáticas abordadas, merecem destaque os diversos aspectos de assistência social (especialmente documentadas as situações de assistência a crianças) e de cultura (com particular notoriedade para exposições de artistas plásticos - Alves Cardoso, Frederico Aires, Alberto de Sousa, Gilberto Renda, João Reis, Joaquim Lopes, José Dias Sanches e Simão da Veiga (Pai) - e para os festejos do Carnaval de 1926), além de registos de eventos sociais (casamento, funeral, homenagem) em que personalidades de relevo estiveram envolvidas.



Por fim, estão também repetidamente documentadas ocorrências relacionadas com desporto (futebol), aviação, casos de polícia e de justiça, acidentes e catástrofes.
Arrangement
O conteúdo da unidade de instalação obedece habitualmente à sequência cronológica, verificando-se todavia algumas intercalações e omissões que perturbam essa continuidade.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais, n.º 1.
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Alternative form available
Cópia em formato digital da imagem de cada documento fotográfico do álbum, estando associada à respectiva descrição.
Related material
Relação completiva: Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal o Século, Serviço de Fotografia, Álbuns Gerais, Álbuns Alfabéticos, Álbum n.º 194: letra A - arquétipo (PT/TT/EPJS/SF/001-001/0194), que inclui documentos fotográficos dos anos de 1925-1926, e Álbum n.º 195: letra A - 5.ª e última parte; letra B - 2ª parte (PT/TT/EPJS/SF/001-001/0195), que inclui documentos fotográficos do ano de 1926.
Creation date
13/01/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 17:24:17