Morgado de Santa Ana

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/VNC/D
Title type
Formal
Date range
1267 Date is certain to 1877 Date is certain
Dimension and support
1260 doc.; papel e perg.
Biography or history
O Morgado de Santa Ana ou de São Lourenço foi instituído por Mestre Pedro Nogueira. Entrou na casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira pelo casamento de D. Inês de Lima, filha do 5.º Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Francisco de Lima e de D. Brites de Alcáçova com Luís de Brito Nogueira. Luís de Brito Nogueira era filho de Lourenço de Brito e de Antónia da Silva. Lourenço de Brito, senhor do morgado de São Lourenço, era filho de Estevão de Brito e de Isabel da Costa. Estevão de Brito, senhor do morgado de Santo Estevão de Beja, era filho de Luis de Brito Nogueira e de Isabel da Cunha. Luis de Brito Nogueira, senhor do morgado de Santo Estevão de Beja, era filho de Mem de Brito e de Guiomar de Melo. Mem de Brito, senhor do morgado de São Lourenço, era filho de João Afonso de Brito e de D. Violante Nogueira. Esta era filha de Afonso Enes Nogueira, alcaide-mór de Lisboa e Joana Vaz de Almada. Afonso Enes Nogueira era filho de Mestre João das Leis e de Constança Afonso. Mestre João das Leis era filho de Lourenço Pires Nogueira, sobrinho de Mestre Pedro Nogueira.
Scope and content
Morgado constituído por bens em Lisboa, Sintra e Mafra, Colares. Contém aforamentos, requerimentos, breves, bulas, sentenças, cartas de venda, de partilha, de permuta; certidões, confirmações, emprazamentos, escrituras, lembretes, medições de casais, petições, quitações, recibos, relações, requerimentos, sentenças, testamentos, aforamentos, autos de arrematação, de avaliação, de petição, de posse; breves, bulas, clarezas, escrituras de aforamento, de arrendamento; lembretes, licenças régias, mandados, recibos, traslados.
Arrangement
Organização do inventário mencionado no elemento de informação "Nota do arquivista": (PT-TT-VNC/A/1) para os documentos com cota e atribuída para a documentação não cotada nem numerada.
Related material
Relação de sucessão: Portugal, Torre do Tombo, Colegiada de São Lourenço de Lisboa (PT-TT-CSLL); Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Livro que contém o rendimento das fazendas das minhas casas e morgados a elas anexos", cx. 20, n.º 1 (PT-TT-VNC/B/2001).
Notes
Nota ao elemento de informação "Título". Título retirado do documento citado nas Unidades relacionadas (PT-TT-VNC/B/2001).
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.