Convento de Nossa Senhora do Carmo do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSCP
Title type
Atribuído
Date range
1618 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
16 liv.; papel
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora do Carmo do Porto, era masculino e pertencia à Ordem dos Carmelitas Descalços.

Em 1619, o Convento foi fundado.

A partir de 1622, foi parcialmente ocupado.

Em 1628, foi inaugurada a igreja.

Foi casa de professos e, a partir de 1787, também serviu de noviciado para os estudantes destinados às casas das províncias ultramarinas.

Em 1809, as tropas de Soult tomaram de assalto o Convento.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1912, os livros que se encontravam na Biblioteca Nacional foram transferidos pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.
Scope and content
Contém livros da fundação, assentos de ordens emanadas pelos capítulos gerais, definitórios gerais e prelados superiores, memórias notariais do convento, registo de entradas no convento, aprovações e profissões, óbitos de membros da congregação, registo de missas, registo de enterros a que a comunidade devia assistir, documentos de receita e despesa, inventários das oficinas, memórias notariais do Convento sobre o assalto das tropas francesas de Soult, e registo de assentos de ordens, livros de registos de religiosos falecidos, de missas e ofícios de defuntos, de legados e sepulturas, de obrigações de capela, de sepulturas perpétuas vendidas a particulares, e livros e papéis que se encontravam nas arcas antes da entrada dos franceses no convento.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Carmelitas Descalços; Masculino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p. 166-168.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912 (L 283) f. 131-132v.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços - Porto

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2246 , inv. n.º 331.
Creation date
4/1/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/7/2020 9:44:23 AM