Convento de Nossa Senhora do Carmo do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSCP
Title type
Atribuído
Date range
1618 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
16 liv.; papel
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora do Carmo do Porto, era masculino e pertencia à Ordem dos Carmelitas Descalços.

Em 1619, o Convento foi fundado.

A partir de 1622, foi parcialmente ocupado.

Em 1628, foi inaugurada a igreja.

Foi casa de professos e, a partir de 1787, também serviu de noviciado para os estudantes destinados às casas das províncias ultramarinas.

Em 1809, as tropas de Soult tomaram de assalto o Convento.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / freguesia: Vitória (Porto, Porto)
Custodial history
Em 1912, os livros que se encontravam na Biblioteca Nacional foram transferidos pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.
Scope and content
Contém livros da fundação, assentos de ordens emanadas pelos capítulos gerais, definitórios gerais e prelados superiores, memórias notariais do convento, registo de entradas no convento, aprovações e profissões, óbitos de membros da congregação, registo de missas, registo de enterros a que a comunidade devia assistir, documentos de receita e despesa, inventários das oficinas, memórias notariais do Convento sobre o assalto das tropas francesas de Soult, e registo de assentos de ordens, livros de registos de religiosos falecidos, de missas e ofícios de defuntos, de legados e sepulturas, de obrigações de capela, de sepulturas perpétuas vendidas a particulares, e livros e papéis que se encontravam nas arcas antes da entrada dos franceses no convento.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Carmelitas Descalços; Masculino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p. 166-168.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912 (L 283) f. 131-132v.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços - Porto

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2246 , inv. n.º 331.
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
26/04/2023 14:13:10