Available services

Processo de arrolamento dos bens d a firma Victor H. Schalck

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-GM/IBI-SEC/001/00014
Title type
Atribuído
Date range
1916-03-28 Date is certain to 1930-11-14 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Processo de arrolamento dos bens da firma de Victor Schalck, também designado Victor Schalk, existentes em diferentes concelhos, para os quais foram nomeados vários depositários-administradores, aos quais correspondem várias capilhas.

-Na primeira capilha, encontram-se a maioria dos bens que se situavam em Lisboa e ficaram a cargo do depositário-administrador, José da Costa Pina.

Os bens principais eram: uma fábrica de pregos, botões e coifas para granadas; uma casa de habitação; uma fábrica de pregos, botões, colchetes, cápsulas para garrafas e ganchos para o cabelo; contas bancárias no Banco Comercial de Lisboa, no Crédit-Franco Portugais e no London Brazilian Banck, assim como uma grande quantidade e variedade de papéis de crédito.

-Na segunda capilha, encontram-se os bens arrolados em Tomar e que ficaram sob a administração de José Crespiano Alves Casquilho, constituídos por vários créditos de comerciantes da cidade à firma Victor Schalck.

-Na terceira capilha, o arrolamento de um forno telheiro situado em Celorico da Beira, igualmente sob a administração de José da Costa Pina.

-Na quarta capilha, o arrolamento de uma quantia em dívida à firma Victor Schalck de um negociante de Santo Tirso, ficando a cargo do depositário-administrador Aires Augusto Machado de Azevedo.

-Na quinta capilha o arrolamento de uma quantia em dívida à firma Victor Schalck pelo hospital Dona Leonor das Caldas da Rainha, ficando a cargo do depositário-administrador Acácio Cláudio Freire Soto-Maior.

-Na sexta capilha o arrolamento de uma quantia em dívida à firma Victor Schalck por um negociante de Faro, ficando a cargo do depositário-administrador Armando Augusto Marques.

-A sétima capilha, refere-se a bens de negociantes de Braga devedores à firma de Victor Schalck.

-No final do processo, uma capilha referente à filha do súbdito inimigo, D. Virgínia Schalck.





Physical location
Ministério das Finanças, Arquivo das Secretarias de Estado, cx. 521, proc. 14
Language of the material
Português
Creation date
29/01/2014 15:40:54
Last modification
02/11/2017 09:13:16