Joshua Benoliel

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/008
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[entre 1889 e 1918]
Dimension and support
10 349 doc. fotográficos e 3 objectos digitais (negativos, positivos; vidro, película, papel, .JPEG; p/b; 35 mm, 6x6 cm, 9x12 cm, 13x18 cm, entre outros formatos; gelatina e sais de prata)
Biography or history
Fotógrafo e jornalista, Joshua Benoliel (1873-1932) é considerado um pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal. Embora se tenha vinculado, ao longo da sua carreira, principalmente às publicações da Empresa de O Século, colaborou em muitos outros periódicos, tanto no âmbito nacional como no internacional. A sua produção representa um privilegiado testemunho histórico, pois acompanha a fase de transição entre a Monarquia e a República, retratando muitas das personalidades de um e do outro regime, mas sem nunca deixar de captar instantâneos da população, em que se destaca o cariz humanista que soube imprimir às cenas.
Custodial history
Relativamente ao histórico dos documentos fotográficos desta série, os seus primórdios estão assentes exclusivamente em depoimentos orais esparsos, mas que, em síntese, informam terem sido incorporados no Serviço de Fotografia do Jornal O Século mediante compra efectuada ao filho do fotógrafo, Judah Benoliel, dentro de uma campanha mais vasta de vendas que ele fez de parcelas da produção paterna, em datas que não se conseguem precisar. A favor do acerto destas afirmações está o hábito que se sabe notório, de os antigos fotógrafos, mesmo que estivessem ao serviço de terceiros, acumularem consigo as respectivas matrizes, a par de se constatar que a produção de Joshua Benoliel se encontra hoje realmente dispersa por várias instituições e inclusive, no caso daquilo que existe na Torre do Tombo, por mais de um fundo.



Somente a partir de 1987 é possível encontrar bases mais sólidas para a história da série, graças a uma sequência de ofícios e de outros registos que comprovam a presença física deste extenso conjunto constituído exclusivamente por negativos, proveniente das instalações da extinta EPJS, na Direcção-Geral da Comunicação Social, então subordinada à Presidência do Conselho de Ministros. Esta documentação acompanhou, por sua vez, a incorporação de todo o acervo fotográfico da EPJS no Centro Português de Fotografia – CPF (criado em 1997), que ficou sob a guarda de um seu arquivo dependente, o Arquivo de Fotografia de Lisboa - AFL, até à extinção deste, em 2007, e a imediata passagem do seu inteiro património à responsabilidade do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.



Em 2002 teve princípio o trabalho arquivístico na série Joshua Benoliel. De início, a descrição foi empreendida de forma sistemática, primeiramente no Centro Português de Fotografia - Arquivo de Fotografia de Lisboa (CPF / AFL) e depois no Arquivo Nacional da Torre do Tombo - Divisão de Aquisições e Tratamento Arquivístico (ANTT / DATA); mais tarde, o seu ritmo esteve sujeito a outras prioridades de trabalho entretanto surgidas, o que explica muito da morosidade da sua execução.



Existiam apenas, no início do trabalho técnico, os seguintes instrumentos, segundo as designações que lhes são dadas nas descrições:



“Registos de 1987-1990” – listas manuscritas e dactilografadas que especificam os conteúdos das caixas originais de negativos. Esse arrolamento pioneiro, executado pela Direcção-Geral da Comunicação Social, padece de imprecisões e falhas, mas é instrumento valioso a vários níveis, entre os quais o comparativo, ao acusar ausências de negativos no acervo ora disponível.



Foi também providenciado pela supracitada Direcção-Geral um conjunto de provas de contacto dos negativos, distribuído por envelopes correspondentes às caixas originais. Trata-se de um trabalho que ficou incompleto, mas que mesmo assim permite complementar o arrolamento acima mencionado, bem como confirmar ausências de imagens e a desorganização da ordem primitiva, além de reproduzir negativos de vidro então íntegros e que agora estão partidos. As provas de contacto mencionadas nos registos descritivos, desde que não seja especificada outra proveniência, são sempre referentes a este conjunto.



“CDs da Patrimonia” – são 14 “compact-discs” com gravações digitais em formato .JPEG, em resoluções que oscilam de 72 a 800 dpi e em dimensões também variáveis, realizadas por Patrimonia - Associação de Projectos Culturais e Formação Turística, nos finais da década de 1990.



Tais CDs têm sido o meio de consulta para a maior parte do conteúdo da série Joshua Benoliel. Tendo em vista, porém, lapsos com que são apresentadas as cotas nesses CDs, em que faltam os zeros à esquerda, em que as abreviaturas são reduzidas a uma só letra e em que outras são estropiadas, foi preciso normalizá-las quando da estruturação do presente catálogo em linha, motivo pelo qual se emprega a expressão “Nome regularizado do ficheiro” no elemento de informação “Existência e localização de cópias”, para indicar as cotas das reproduções digitais feitas pela Patrimonia.



“Lista da Patrimonia” – trata-se de um documento em Excel, gravado como apenso dos “CDs da Patrimonia”, e em cujas folhas estão relacionadas grande parte das cotas e também, mas de forma intermitente e abreviada, remissivas bibliográficas para imagens publicadas.



Muitas dessas remissivas não correspondem, na realidade, aos clichés fotomecânicos presentes nos periódicos indicados, nomeadamente as revistas “Ilustração Portuguesa” e “O Ocidente”, e se, em conformidade com essa mesma lista, foram encontradas imagens similares às existentes nas reportagens, outras não constam absolutamente das edições indicadas. Isto foi razão suficiente para que este trabalho fosse refeito, aproveitando a disponibilidade das colecções de ambos os periódicos no CPF /AFL, vindas junto com a documentação fotográfica do fundo EPJS.



“Lista de películas transferidas para o Porto” – trata-se de um documento em Word, em que estão listadas as cotas das películas que, em função do mal estado que apresentavam, foram transferidas em 19 de Dezembro de 2000 para a sede do CPF no Porto.



Esta lista serviu de base para indicar no presente catálogo o paradeiro de películas a que não se teve acesso directo (na medida em que elas permanecem no Porto), não tendo sido por isso diagnosticadas quanto ao estado de conservação.



“Lista de películas congeladas” – em paralelo com a remessa acima referida, uma trabalhadora que nos finais do ano de 2000 estava colocada no CPF / AFL, elaborou uma lista manuscrita, num caderno seu, das cotas de outras películas da série Joshua Benoliel que então foram encerradas dentro de embalagens e colocadas para congelamento em frigorífico.



Esta lista sumária, que assinala os conteúdos das embalagens designadas A, B, C, D, E e F, foi legada pela referida trabalhadora quando se desligou da instituição, é o único instrumento conhecido de controlo dessas películas que permanecem também fora de acesso.



“Provas de contacto de O Século” – só numa etapa muito adiantada do trabalho foi localizado por acaso, no depósito do acervo fotográfico, um conjunto de envelopes contendo provas de contacto mais antigas, ao que tudo indica produzidas quando a série Joshua Benoliel se encontrava ainda na Secção de Fotografia de O Século e que se conclui ser conjunto desconhecido inclusive da Direcção-Geral da Comunicação (que todavia o mantinha), na medida em que esta repetiu a execução de provas de contacto desde há muito existentes.



Trata-se de um conjunto também incompleto, mas menos extenso do que o da Direcção-Geral da Comunicação Social, e que embora reitere que a desorganização dos documentos da série foi algo que ocorreu muito precocemente, conforme se verifica nas alterações de numeração de caixas relativamente às cotas vigentes, teve a vantagem de deixar reproduzidas em papel algumas imagens cujas matrizes já não se encontram entre as disponíveis actualmente.



Com efeito, subsistem indícios concretos de que esta série sofreu muitas vicissitudes no decorrer da sua utilização, danos quer de ordem material, quer de ordem intelectual. Quanto ao primeiro aspecto, a extrema fragilidade dos suportes fotográficos, isto é, o vidro e a película, depõe sobre a imperícia ocorrida quando dos manuseamentos e dos acondicionamentos, factores que determinaram o actual número de negativos partidos ou severamente deteriorados. Quanto ao segundo aspecto, é possível comprovar, antes de tudo pela mera observação da sequência que hoje prevalece das imagens, o grau de desorganização que se conseguiu imprimir a um conjunto de que já não sabemos se se pautava por critérios temáticos ou cronológicos, visto que se tornou impraticável recuperar a concepção que o regia originalmente.



As cotas vigentes apresentam uma diversidade que não obedece a qualquer lógica aparente, mas com a qual o público aprendeu a conviver e que vem utilizando há anos para os seus pedidos de reprodução, circunstância só agora modificada, em virtude da atribuição dos códigos de referência. Em resumo, as cotas foram atribuídas, por agente ignorado e em data desconhecida (mas certamente após a morte de Benoliel), consoante os negativos estivessem acondicionados em Caixas Numéricas (296 caixas), em Caixas Alfabéticas (84 caixas) e, por fim, em Lotes (123 caixas, dez das quais não localizadas, o que inclui todo o Lote 03), ocorrendo aumento de dígitos e letras na medida em que se progride do primeiro para o último grupo de caixas.



Com base em todos os instrumentos acima citados, e após cruzar as informações e de as cotejar com cada negativo existente no depósito, foi elaborado entre 2007-2008, em aplicação Excel, um catálogo que arrolava exaustivamente os documentos simples disponíveis na série, a par de transcrever os primeiros resultados de uma pesquisa para recuperar as legendas coevas das fotografias publicadas, exemplificadas até ao momento por 1305 registos que, além de disponibilizarem legendas originais, apresentam datas.

Scope and content
Quanto à atribuição autoral das imagens aqui descritas, cumpre esclarecer que o mais correcto é referirmo-nos a elas como “documentos simples existentes na série Joshua Benoliel”, e não como “documentos simples da autoria de Joshua Benoliel”, na medida em que foi imiscuído tardiamente neste conjunto uma considerável quantidade de imagens de autoria alheia, a maior parte bastante posterior à morte daquele fotógrafo, sobretudo no que diz respeito às películas, mas sem eximir os negativos de vidro, um dos quais pelo menos já está comprovadamente determinado como oriundo de outra série do fundo EPJS.



Relativamente ao material publicado, nos registos descritivos foram utilizadas expressões concernentes quer à integração de imagens em reportagens ou colunas editoriais, quer à autonomia das mesmas, a saber:



“Imagem integrada, com legenda colectiva, na reportagem/coluna ...”, quando existe legenda única para duas ou mais imagens publicadas;



“Imagem integrada, sem legenda, na reportagem/coluna ...”, quando a imagem foi intencionalmente publicada sem qualquer legenda;



“Imagem integrada, sob forma de montagem, na reportagem/coluna ...”, quando a imagem foi publicada em conjunção com outra;



“Imagem integrada, sob forma segmentada, na reportagem/coluna ...”, quando uma imagem única foi publicada em partes, numa mesma página ou em páginas diferentes;



“Imagem integrada, com retoques/grandes retoques, na reportagem/coluna ...”, quando a imagem foi publicada após ter sofrido retoques manuais, mais ou menos acentuados;



“Imagem alusiva à reportagem ...”, quando a imagem foi publicada fora da reportagem com a qual se relaciona (são habitualmente imagens de capa, que destacam determinada matéria abordada na edição);



“Imagem desvinculada de reportagem”, quando a imagem foi publicada de forma isolada (geralmente em página inteira), sem qualquer relação com as reportagens contidas na edição.

Arrangement
Ordenação numérica sequencial.



Foi seguida neste catálogo a mesma sequência encontrada nos “compact-discs” gravados pela Patrimonia, excluídas todavia as eventuais repetições e incluídas as novas digitalizações.

Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Documentação acessível mediante cópia em formato digital.



A documentação catalogada distribui-se por 8909 negativos de vidro; 1417 fotogramas em películas de nitrato ou de acetato de celulose; e finalmente, na medida em que as respectivas matrizes não foram ainda localizadas, 23 provas de contacto e ainda, excepcionalmente, 3 imagens das quais restam apenas as reproduções em formato digital. 135 negativos, entre os severamente deteriorados e os congelados, não foram digitalizados, havendo todavia um caso em que a existência de prova de contacto permitiu reproduzir a imagem.
Related material
“Ilustração Portuguesa”. Lisboa : Empresa do Jornal O Século, 1903-1923. PORTUGAL, Torre do Tombo, Empresa Pública do Jornal O Século.



“O Ocidente: revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro”. Lisboa : Lallement Frères [etc.], 1877-1915. PORTUGAL, Torre do Tombo, Empresa Pública do Jornal O Século.



PORTUGAL, Torre do Tombo, Empresa Pública do Jornal O Século (F), Serviço de Fotografia (SC), Álbuns Gerais (SR), Álbuns Alfabéticos (SSR), contém documentos da autoria de Joshua Benoliel (código de referência: PT/TT/EPJS/SF/001-001).



PORTUGAL, Torre do Tombo, Secretariado Nacional da Informação (F), Arquivo fotográfico (SC), contém documentos da autoria de Joshua Benoliel (código de referência: PT/TT/SNI/ARQF).

Notes
Nota ao elemento de informação “Título”:

Optou-se, no que toca aos documentos simples, pela transcrição exclusiva das legendas sancionadas pelo fotógrafo. Na medida em que a recuperação exaustiva de tal tipo de informação, em diversas publicações coevas, implicava grande protelamento da divulgação desta série, decidiu-se pela apresentação integral da mesma, em que constam uma maioria de documentos ainda não legendados e uma minoria de documentos cujas legendas já puderam ser resgatadas. As legendas originais, geralmente muito concisas, não dispensam por isso a consulta, por parte dos interessados, dos textos das reportagens em que elas se inserem.



Nota ao elemento de informação “Datas descritivas”:

Indica-se o âmbito cronológico de 1889 a 1918, por corresponder aos marcos extremos por enquanto fixados para a produção de Joshua Benoliel nesta série. Não são ainda conhecidas as datas de todas as imagens, o que só poderá acontecer mediante a recuperação dos respectivos dados de publicação.



Nota ao elemento de informação “História custodial e arquivística”:

Os trabalhos realizados entre 2002 e 2008 encontram-se registados na Informação DATA_10_I/001072, classificação: 270.01.01-DATA\002724 Vol01, datada de 01-06-2010, produzida por: Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Divisão de Aquisições e Tratamento Arquivístico – “Plano de Tratamento Arquivístico da Documentação Fotográfica da série Joshua Benoliel [Fundo Empresa Pública do Jornal O Século]”. Preparado por: Paulo Leme (c/ colaboração de Fátima Ó Ramos).



Nota ao elemento de informação “Unidades de descrição relacionadas”:

As referências bibliográficas da “Ilustração Portuguesa”, periódico editado em duas séries subsequentes, dizem respeito implicitamente à 2.ª série, salvo quando constar indicação explícita à 1.ª série.



Estão incluídos no catálogo 1516 registos relativos a imagens obtidas de negativos ou provas que não tinham sido anteriormente contemplados com reprodução digital. A digitalização deste novo conjunto seguiu o procedimento adoptado pela Patrimonia, incluindo todos os suportes com o mínimo vestígio de imagem reconhecível, mas foi produzida em formato .TIFF e com 300 dpi de resolução. Tendo em conta que tais reproduções foram criadas já com cotas regularizadas, em todos os registos do catálogo em linha está citado o nome do ficheiro e a indicação de que se trata de documento digitalizado pelo CPF / AFL ou pela DGARQ (Direcção-Geral de Arquivos) / DGP (Divisão de Gestão de Projectos).



Devido à relevância dos eventos Europalia 91 e LisboaPhoto 2005, que incrementaram exposições com especial destaque para a obra de Joshua Benoliel, ficam assinalados nos registos descritivos os documentos relacionados de alguma maneira com essas mostras, ou que foram efectivamente publicados nos seguintes catálogos:



EUROPALIA 91, Bélgica – Portugal 1890-1990. [Bruxelles] : Fondation Europalia International, D.L. 1991.



[LISBOAPHOTO 2005, Portugal] – Joshua Benoliel, 1873-1932 : repórter fotográfico. Lisboa : Câmara Municipal, 2005.

Creation date
29/03/2010 00:00:00
Last modification
06/05/2011 14:35:56