Available services

Álbum n.º 60: letra M - 11.ª parte

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0060
Title type
Atribuído
Date range
1938-08-05 Date is certain to 1938-11-05 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (769 doc. fotográficos, 32x21x7 cm); papel
Scope and content
Contém provas de época dos documentos fotográficos n.º 3257M a 4025M, a maior parte dos quais possui também negativos originais. Retratam temas variados, ilustrando o noticiário veiculado pelo jornal O Século durante as datas extremas acima registadas, havendo segmentos de documentos fotográficos com temas miscelânicos a par de outros com reportagens temáticas coesas.

Destacam-se, pelo peso relativo que ocupam no álbum, as temáticas de natureza política, nomeadamente reuniões e sessões de propaganda eleitoral da União Nacional, aspectos das secções de voto, discursos de políticos (incluindo do presidente do Conselho, Dr. Oliveira Salazar) em eventos diversos. Atendendo à parca intervenção das mulheres na vida política, merece especial menção a existência de documentos que evidenciam a intervenção de D. Maria Luísa Van Zeller. De referir, igualmente, a existência de documentos relacionados com episódios das relações diplomáticas entre Portugal e a Espanha, França, Alemanha, Argentina e União Sul Africana.

Abundam, também, imagens que documentam a construção e realização de obras em edifícios emblemáticos: a nova igreja de Nossa Senhora de Fátima na Avenida de Berna, em Lisboa (incluindo um extensa reportagem da respetiva inauguração e bênção pelo cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira); a estátua do marquês de Pombal, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa; o palácio da Assembleia Nacional (mais tarde, Assembleia da República); as oficinas de construção naval no Arsenal do Alfeite; o novo liceu de D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, entre outros. Refira-se, ainda, existência de imagens de interior e de exterior da capela de São José, na Portela de Sacavém, indicada para demolição, e imagens da demolição do Arco de São Bento, em Lisboa.

Por último, no domínio do desporto, destaque para a reportagem de acompanhamento da 7.ª Volta a Portugal em Bicicleta (Sétima Volta a Portugal em Bicicleta), da qual saiu vitorioso José de Albuquerque. A natação (que inclui provas entre alemães e portugueses filiados na Mocidade Portuguesa), o tiro, o futebol e a caça são desportos igualmente documentados.
Arrangement
O conteúdo da unidade de instalação obedece habitualmente à sequência cronológica, verificando-se todavia algumas intercalações e omissões.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais n.º 60
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Alternative form available
O álbum encontra-se integralmente digitalizado, folha a folha, sendo as cópias digitais acessíveis apenas nas instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Creation date
19/12/2008 00:00:00
Last modification
17/06/2019 14:30:10