Estúdios Nova Goa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/ENG
Prominent dates
Décadas de 60 e 70 do séc. XX
Dimension and support
65 u.i. com c. 15.000 doc. fotográficos (negativos e positivos, nitrato, acetato, papel, p/b e cor, 35mm, 4x6cm, 6x6cm, 9x12cm, entre outros formatos, gelatina e sais de prata
Biography or history
Casa fotográfica com sede em Lisboa, na Rua S. João da Mata, 71-A e com filial, denominada Jobelafoto, na Alameda das Linhas de Torres, 37-C, que funcionou nas décadas de 60 e 70 do séc. XX.

Para além dos retratos de estúdio esta casa fotográfica executava reportagens fotográficas de diversos eventos e revelações de trabalhos de amadores. Aparentemente tinha associado um cabeleireiro de senhoras denominado Salão Brasília.

Trabalharam nesta casa os fotógrafos José Lopes, João Marques, João Crespo e um Pedro (sem indicação do apelido).

Custodial history
Esta documentação foi adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia em 1979, a José Carreira, desconhecendo-se a sua forma de aquisição.

Pelo Relatório de actividades 1976-1983 do Arquivo Nacional de Fotografia, elaborado por José Luís Madeira, sabe-se que a documentação esteve armazenada no Museu Nacional do Traje até 1979, de onde passou para duas salas cedidas na Biblioteca Nacional até Fevereiro de 1981, e daí para os imóveis anexos ao Palácio da Ajuda onde começou a funcionar o então designado Arquivo Nacional de Fotografia (ANF), que a partir de 1980 e pelos Decreto-Lei n.º 59/80 de 3 de Abril e Decreto Regulamentar n.º 34/80 de 2 de Agosto passou a estar subordinado ao Instituto Português do Património Cultural.

O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do IPPC, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.

Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo cerca de 15.000 documentos fotográficos.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Scope and content
Neste fundo podem encontrar-se fotografias relativas a reportagens de casamentos, baptizados, banquetes, excursões, festas de empresas, futebol, retratos, retratos de estúdio e retratos de grupo.

Em parte dos envelopes das reportagens (instalados em 40 gavetas) está inscrita a informação sobre a data, a quantidade de negativos e provas fotográficas, o nome do fotógrafo que executou a reportagem e o local.

Arrangement
Ordenação numérica de envelopes correspondendo ao número de serviço ou encomenda. Os números mais baixos da numeração correspondem ao serviço de reportagem, os mais altos aos retratos. Ressalta-se que não se encontram os documentos com numeração inferior a 20.000.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Language of the material
Português
Creation date
25/02/2008 00:00:00
Last modification
15/07/2013 10:30:16