Available services

Álbum nº 093 [letra U - 1ª parte].

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0093
Title type
Formal
Date range
1945-12-20 Date is certain to 1946-06-18 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (712 doc. fotográficos, 34, 5 x 24 x 5 cm), papel
Custodial history
Em 2014 o ANTT efectuou uma pesquisa para identificar os autores dos documentos fotográficos do fundo EPJS, cujos resultados constam do relatório anexo à informação DTTDA_14_I/001653 de 17/06/2014; esta pesquisa não permitiu identificar qualquer autor de documentos fotográficos incluídos neste álbum.
Scope and content
Contém provas de época dos documentos fotográficos n.º 1U a 711U, a maior parte dos quais possui também negativos originais. Retratam assuntos variados, ilustrando o noticiário veiculado pelo jornal O Século durante as datas extremas acima registadas. O conteúdo da unidade de instalação obedece habitualmente à sequência cronológica, verificando-se todavia algumas intercalações e omissões que perturbam essa continuidade, e havendo, ademais, segmentos com temas miscelânicos a par de outros segmentos com reportagens temáticas coesas.

Entre as diversas provas fotográficas disponíveis no presente exemplar, são de assinalar aquelas referentes ao vice-marechal do Ar inglês, Bennet e ao tenente coronel Humberto Delgado, ao navio Gonçalves Zarco, que comboiou as tropas que seguiram de Moçambique para a reocupação de Timor, à chegada a Lisboa do pretendente do trono de Espanha, príncipe D. João de Bourbon, à chegada dos evacuados de Timor, à entrega a Fernanda de Castro do prémio Ricardo Malheiros, pelo romance Maria da Lua, pela mão do presidente da Academia das Ciências, Júlio Dantas, à chegada a Lisboa do embaixador do Brasil, Henrique Dodsworth, ao início do 1º ciclo de conferências: A evolução e o espírito do teatro em Portugal, realizadas no salão de festas de O Século por Ortega y Gasset e Costa Pimpão, à estreia da actriz Mariana Rey Monteiro, no teatro D. Maria II, com a peça Antígona, em adaptação de Júlio Dantas, à passagem de modelos nos Armazéns do Chiado, a Marcelo Caetano enquanto ministro das Colónias, à coroação da Virgem pelo cardeal Aloisi Masella, na Cova da Iria, à Festa das Costureiras, no Coliseu dos Recreios, iniciativa do Modas e Bordados, ao desembarque em Lisboa da mulher e filhos do ex-rei de Itália, Humberto II, e ainda ao banquete em honra dos embaixadores dos Estados Unidos e de Inglaterra, congratulatório da reintegração das bases aéreas dos Açores cedidas durante a Grande Guerra.

Arrangement
O conteúdo da unidade de instalação obedece habitualmente à sequência cronológica, verificando-se todavia algumas intercalações.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais, n.º 93.
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Alternative form available
O álbum encontra-se integralmente digitalizado, folha a folha, sendo as cópias digitais acessíveis apenas nas instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Notes
O critério organizativo adoptado nos álbuns da subsérie, a relacionar cada ano com determinada letra, encontra-se desrespeitado no presente exemplar, que apresenta quatro documentos datados do ano de 1945.
Creation date
22/12/2008 00:00:00
Last modification
12/01/2022 09:07:28