Convento de Nossa Senhora da Conceição de Monte Olivete em Xabregas

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSCMOX
Title type
Atribuído
Date range
1672 Date is certain to 1715 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora da Conceição de Monte Olivete, em Xabregas, era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho (Agostinhos Descalços).

Em 1664, foi fundado o convento pelo Pe. Manuel da Conceição com o apoio da rainha D. Luísa de Gusmão, de quem era confessor, de um convento com o orago de Nossa Senhora do Monte Olivete, entregue aos religiosos Agostinhos Descalços.

Em 1683, um incêndio destruiu quase totalmente as dependências conventuais.

Em 1746, procedeu-se ao início de uma campanha de reedificação do complexo conventual.

Em 1755, o terramoto causa alguns danos mas as reparações foram feitas rapidamente.

Em 1829, já não existiam religiosos no convento.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1871, dia 1 de Abril, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos os documentos pertencentes aos cartórios dos extintos Conventos de São Francisco da Guarda, de Nossa Senhora da Erra, de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, de Santa Maria do Fundão, de São Domingos de Benfica, de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António do Sardoal, de Santo António da Covilhã, de Santo António de Aveiro, do Carmo de Lisboa, da Irmandade das Chagas de Marvão, de Nossa Senhora dos Mártires dos Capuchos de Sacavém, de Nossa Senhora de Cárquere, de Nossa Senhora da Caridade do Sardoal, de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, de Nossa Senhora da Serra de Almeirim, de Santo António de Guimarães, da Madre de Deus de Guimarães, de Nossa Senhora do Castelo de Almada, de Santa Catarina de Ribamar, de São Francisco de Santarém, de São Francisco de Tomar, de São Francisco de Vila Real, do Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, de Santo António de Torres Novas, de Santo António do Vale da Piedade de Vila Nova de Gaia, e de um convento não identificado, da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo conforme atesta a relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém livro de profissões.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livro).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardados no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 3 (Santo Elói a Teatinos) (C 270) f. 85. Descreve 1 livro.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 5 (Trindade de Lisboa a Xabregas) (C 272) f. 207. Descreve 1 livro.

Relação dos documentos pertencentes aos cartórios dos extintos Conventos de São Francisco da Guarda, de Nossa Senhora da Erra, de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, de Santa Maria do Fundão, de São Domingos de Benfica, de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António do Sardoal, de Santo António da Covilhã, de Santo António de Aveiro, do Carmo de Lisboa, da Irmandade das Chagas de Marvão, de Nossa Senhora dos Mártires dos Capuchos de Sacavém, de Nossa Senhora de Cárquere, de Nossa Senhora da Caridade do Sardoal, de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, de Nossa Senhora da Serra de Almeirim, de Santo António de Guimarães, da Madre de Deus de Guimarães, de Nossa Senhora do Castelo de Almada, de Santa Catarina de Ribamar, de São Francisco de Santarém, de São Francisco de Tomar, de São Francisco de Vila Real, do Colégio? de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, de Santo António de Torres Novas, da Santo António do Vale da Piedade de Vila Nova de Gaia, e de um convento não identificado que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 1 de Abril de 1871 (C 276) f. 7-8.
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:46