Congregação do Oratório do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CORP
Title type
Atribuído
Date range
1680 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
12 liv.; papel, perg.
Biography or history
A Casa de Santo António do Porto, ou Congregação do Oratório do Porto, como também é conhecida, era masculina e seguia os estatutos da Congregação do Oratório.

Em 1680 foi fundada, após as diligências iniciadas cinco anos antes pelo Padre Baltazar Guedes, tendo a Capela ou Ermida de Santo António da Porta dos Carros sido doada pela Câmara do Porto à Congregação de São Filipe de Neri, bem como terreno para construção do convento.

Em 1683, o Príncipe D. Pedro contribuiu com 3000 cruzados para a construção, concedendo-lhe protecção régia e esmola anual de 46000 reis.

Em 1694 foi tomada a decisão de construir uma Igreja maior, e o lançamento da primeira pedra aconteceu a 5 de Agosto.

Durante o cerco do Porto as tropas liberais utilizaram a igreja para armazém do material de guerra que também serviu de hospital.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: Santo Ildefonso (Porto, Porto)
Custodial history
Em 1912, os livros deste fundo, que se encontravam da Biblioteca Nacional, foram enviados para a Torre do Tombo, pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos.

Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

Este fundo era designado em 2002 por Casa de Santo António do Porto.
Scope and content
A documentação é relativa a registo de missas, de óbitos, de obras, documentos relativos ao resgate de cativos, contas de receita e despesa do altar de Santa Ana, registo de receita e despesa da Congregação do Oratório.

Fundos Eclesiásticos; Congregação do Oratório
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade (livros).
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912: inventário dos respectivos livros. (L 283), f. 127-128.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Gaveta 23, mç. 10, n.º 1. Carta de padrão concedida ao Padre Manuel Rodrigues, prepósito da Congregação, datada de 5 de Dezembro de 1686.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2246 , inv. n.º 328.
Creation date
18/02/2011 00:00:00
Last modification
30/08/2024 11:56:09