Colegiada de Santa Cruz do Castelo de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSCCL
Title type
Atribuído
Date range
1270 Date is certain to 1597 Date is certain
Dimension and support
9 liv., 12 mç.; perg., papel
Biography or history
A Igreja Colegiada de Santa Cruz do Castelo de Lisboa pertenceu ao distrito eclesiástico de Lisboa e sucessivamente, ao bispado, arcebispado e patriarcado de Lisboa.

Era também conhecida por Santa Cruz da Alcáçova.
Custodial history
Em 1867, entrou no Arquivo da Torre do Tombo, o traslado autêntico da instituição da capela de D. Isabel de Sousa.

Não é ainda conhecida a história custodial da restante documentação.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém cartas de composição, de procuração, de doação com obrigação de aniversários por alma, de confirmação, de aforamento, de arrendamento, de sentença, de excomunhão, de apelação, de obrigação, de compra, de venda, de avença, de representação, de inovação, de trespassação, de emprazamento, de encampação, de prorrogação, de pedido de execução de sentença, de petição, de renúncia, de autoridade, de recomendação, de licença, de nomeação, de encampação, de notificação e carta testemunhável.

Contém também autos de deposição, de partilha, declaração, contratos (inclui de arrendamento) testamentos (inclui cláusula e cédula) apostila, breves, protesto sobre apelação, mandados sobre questões, pagamento de dívida sobre as custas de uma demanda em pública-forma, instrumentos de renúncia, de posse, de outorga, e de consentimento, registos de afronta, de dívida (registada no livro de dízimas e portarias dos contos do rei) isenção de direitos e obrigações, determinações, privilégio do rei D. Manuel concedido às igrejas e mosteiros.

Contém documentos relativos à capela de D. Isabel de Sousa instituída na Igreja de Santa Cruz (traslado autêntico da instituição da capela, inventário das peças dadas à capela, enumeração das escrituras e rendimentos sobre os ornamentos, alvará de licença dado pelo rei D. João III para que os padres de Santo Elói de Lisboa pudessem administrar determinadas terras).

A documentação refere os papas João XXII, Júlio II, os bispos de Lisboa D. Mateus, D. Gonçalo, D. João, D. Estêvão, D. Lourenço, D. Fernando, D. Agapito de Coluna (?), D. Martinho, os cardeais D. Jorge e D. Afonso. Refere também D. Álvaro, bispo de Évora, D. Fernando de Miranda, bispo de Viseu, D. Jorge da Costa, arcebispo de Braga, D. Pedro Martelo, cónego de Braga e de Lisboa, Gonçalo Martins, deão e cónego de Lisboa, Martinho Joanes, tesoureiro de Évora, cónego e vigário de Lisboa, Pedro Ramigio, chantre e vigário de Lisboa, Francisco Gonçalves, abade de São Pedro de Mexeminhos, Pero Cavaleiro, arcediago de Lisboa, António Pucio, subdiácono da igreja florentina, Egídio Domingues, porcionário de Santa Maria Madalena, e Afonso Nunes porcionário da igreja de Azambuja, João Joanes porcionário da Igreja de São João do Lumiar, Rodrigo Galvão, raçoeiro e quartenário da igreja de Lisboa, Julião Juliães, raçoeiro da igreja de São Tomé de Lisboa, Adão Gonçalves, prior de Santiago de Lisboa, Afonso Martins, clérigo da rainha D. Isabel, João Lourenço, prior de São Pedro, Afonso Eanes, prior de São Pedro de Lisboa, Bartolomeu Eanes, prior de São Miguel, Rodrigo Eanes, prior da Igreja de São Pedro de Alenquer, Gonçalo Vasques, prior de São Pedro de Torres Novas, Guilherme Carbonel, prior da Igreja de Santiago de Beja e vigário geral, João Garcia, chantre de Lisboa, frei Nicolau de Lisboa, Sr. João de Ficalho, doutor e Sr. Fernando de Santa Catarina, visitadores da província de Espanha, vigário do arcebispo e cónego de Compostela, Gonçalo Rodrigues, cónego de Sevilha, Afonso Peres, prior de Zagala, Ramiro Nunes das Covas, cavaleiro, vizinho e morador na cidade de Zamora, Vicente Domingos, advogado na corte do rei, Álvaro Gonçalves, homem de João Fernandes, almoxarife do rei, na alfândega de Lisboa, Diogo Lopes, Lopo Afonso, frade da Ordem de Santo Agostinho, e a seu filho, Álvaro, frade moço da mesma ordem.

A documentação faz referência ao Cabido da Sé de Lisboa, aos Mosteiros de Santo Agostinho, de Chelas, de Benfica, do Carmo, de Penha Longa, de Semide, de Tibães, de Vimieiro, da Santa Trindade, os Conventos de Santa Clara, de São Francisco de Lisboa, de São Domingos, as Igrejas de São Tiago, de São Bartolomeu, de Santo Elói, de Santa Cruz, de Carnide, de Santo Estêvão, as Albergarias de Santa Maria do Funchal, de Santo Espírito do Lumiar, a Cúria de Roma, a Confraria de Vera Cruz.

Refere ainda os cargos, categorias e profissões de tesoureiro, escudeiros do bispo e do rei, capelão, porteiros do rei, reposteiro da rainha, escrivão, ouvidores, sacador, tanoeiro, sapateiro, pedreiros, carpinteiro, criados, aia, camareira, alfaiate, copeiro, hortelão, homem braçeiro, esparteiro, ataqueiro, marinheiro, físico.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice geral da Colegiada de Santa Cruz do Castelo (L 288 A).

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 2 (B-D) (C 269) f. 260.

Inventário dos pergaminhos e cartulário da Colegiada de Santa Cruz do Castelo, n.º 1, 1951 (C 389). Ordenados cronologicamente.

Inventário dos pergaminhos e cartulário da Colegiada de Santa Cruz do Castelo, n.º 2, 1951 (C 390). Ordenados cronologicamente.

Inventário dos pergaminhos e cartulário da Colegiada de Santa Cruz do Castelo, n.º 3, 1951 (C 391). Ordenados cronologicamente.

Inventário dos pergaminhos e cartulário da Colegiada de Santa Cruz do Castelo, n.º 4, 1951 (C 392). Ordenados cronologicamente.
Alternative form available
Contém cópias de consulta em microfilme.
Related material
Portugal, Biblioteca Nacional.

Portugal, Arquivo Histórico do Tribunal de Contas: processos especiais, I série.

Portugal, Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, Processos de casamento, mç. 2984.

Portugal, Torre do Tombo, Convento da Santíssima Trindade de Lisboa.

Portugal, Torre do Tombo, Convento de Nossa Senhora do Carmo de Lisboa.

Portugal, Torre do Tombo, Convento de Santa Clara de Lisboa.

Portugal, Torre do Tombo, Convento de São Francisco de Lisboa.

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 19, mç. 5, doc. 10.

Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 2096.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Chelas.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria de Semide.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santo Agostinho de Lisboa.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Domingos de Benfica.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Domingos de Lisboa.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Jerónimo de Penha Longa.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Martinho de Tibães.

Portugal, Torre do Tombo, Sé Patriarcal de Lisboa.
Creation date
07/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:48