Convento e Basílica do Santíssimo Coração de Jesus da Estrela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSCJE
Title type
Atribuído
Date range
1790 Date is uncertain to Date is uncertain
Dimension and support
1 liv.; papel
Biography or history
O Convento e Basílica do Santíssimo Coração de Jesus da Estrela era feminino, e pertencia à Ordem dos Carmelitas Descalços.

A Basílica da Estrela, em Lisboa, nasceu da devoção de D. Maria I ao culto do Sagrado Coração de Jesus. Em 1760, aquando do seu casamento com o Infante D. Pedro, a ainda princesa, fez um voto ao Santíssimo Coração de Jesus, de lhe erguer uma igreja e convento para as religiosas da Regra de Santa Teresa, pedindo o nascimento de um filho varão, o que aconteceu em 1761. D. Pedro contribuiu para a causa, cedendo os terrenos do Casal da Estrela, na parte ocidental de Lisboa. No entanto, depararam-se uma série de obstáculos técnicos e económicos, que foram ultrapassados quando a princesa subiu ao trono.

Em 1779, a 31 Julho foi aprovada a planta pela rainha D. Maria I, com o assentimento do seu confessor, o arcebispo de Tessalónica, ficando a orientação da obra a cargo do Arquitecto Reinaldo Manuel dos Santos.

Em 1789, a 15 Novembro, realizou-se a sagração da Basílica, a primeira a ser consagrada com o título de Sagrado Coração de Jesus.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

O convento foi extinto em 29 de Abril de 1885, por morte da última religiosa.

Localização / freguesia: Lapa (Lisboa, Lisboa)
Custodial history
Em 1886, a 5 de Julho, o livro foi transferido a documentação da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, 2ª Repartição, para a Torre do Tombo, remetido por ofício assinado por Leandro José da Costa.
Scope and content
Contém as memórias da fundação, incluindo a planta e descrição do edifício do Convento da Estrela.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Carmelitas Descalços; Feminino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livro).
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (letras L-V) (C 280) f. 108 v. Organização topográfica.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, caixas: 1941, 1942, 1943, 1944, 1945 e 1946.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
26/04/2023 15:08:34