Casa de São Camilo de Lélis

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSCLL
Title type
Atribuído
Date range
1686 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
11 mç. (1143 doc.); papel
Biography or history
A Casa de São Camilo de Lélis era masculina e pertencia à Congregação dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos de Portugal e dos Algarves, da qual foi sede.

Também era conhecida como Convento dos Camilos da Congregação dos Clérigos Agonizantes.

Cerca do ano de 1759, os padres desta congregação instalaram-se em Lisboa, numa casa no Poço do Borratém, na antiga Capela de São Mateus, depois denominada Igreja de São Camilo de Lélis.

Dedicavam-se essencialmente a ajudar nos ofícios divinos e a dar assistência espiritual dos doentes do Hospital de São José.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Ainda não é conhecida a história custodial desta documentação.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém inquirições "de Genere vita et moribus", habilitações, papéis judiciais, cartas de arrematação, de doação, de compra, testamentos, certidões, petições e ordens régias.

A documentação refere o Convento de Nossa Senhora de Sacaparte, do termo da vila de Alfaiates, o Convento de Nossa Senhora das Necessidades da Tomina, no termo da vila de Moura, a Casa de Nossa Senhora do Alcance, no termo da vila de Mourão, o Colégio de São Francisco Xavier, da Companhia de Jesus em Vila Nova de Portimão, entre outros.

Fundos Eclesiásticos; Congregação dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos de Portugal e dos Algarves

Arrangement
Numeração sequencial dos documentos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Institutos religiosos de Lisboa: Inventário (muito sumário) do Convento dos Camilos da Congregação dos Clérigos Agonizantes (L 289). Contém as cotas topográficas das instalações em São Bento.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2234 , inv. n.º 227.
Creation date
23/02/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:48