Convento da Santíssima Trindade de Sintra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSTS
Title type
Atribuído
Date range
1410 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
3 liv., 5 mç.; perg., papel
Biography or history
O Convento da Santíssima Trindade de Sintra era masculino, e pertencia à Ordem da Santíssima Trindade da Redenção dos Cativos.

Em 1374, segundo o cronista da Ordem, um grupo de frades oriundos do Convento da Santíssima Trindade de Lisboa instalou-se num vale da Serra de Sintra. Entre outros, destaca-se frei Álvaro de Castro, filho do 1° Conde de Arraiolos, e Condestável do Reino, frei João de Évora, confessor do Rei D. João I e futuro Bispo de Viseu, e frei João de Lisboa, director espiritual da Rainha D. Leonor.

O primeiro domicílio destes anacoretas foi a Ermida de Santo Amaro, sita dentro da actual cerca do Convento e, ainda, algumas grutas que se espalhavam pela Serra.

Em 1400, D. João I mandou erigir o primitivo convento, sob a protecção de seu confessor, na altura frei Sebastião de Menezes.

Dado o convento ter sido edificado na antiga Ermida de Santo Amaro, a construção padeceu de inúmeros defeitos na sua arquitectura e, em poucos anos, começou a ameaçar ruína, o que levou os religiosos a abandoná-lo progressivamente. Aí se construiu o primeiro edifício conventual que, em 1410, foi colocado sob protecção régia.

Em 1473, o capítulo provincial da Ordem foi realizado neste convento.

Por volta de 1500, D. Manuel reconstruiu-o.

Em 1564, o mau estado do edifício e as condições do local obrigaram à mudança da comunidade para outro local, conservando-se do antigo convento apenas a ermida.

Tendo o Convento da Santíssima Trindade, sido posteriormente objecto de várias obras de beneficiação, não subsistiram quaisquer vestígios da sua construção original.

Após o terramoto de 1755, o edifício ruiu parcialmente.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1883, a 9 de Maio, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda, de 20 de Março de 1865, foram transferidos do cartório da Repartição da Fazenda do Distrito de Lisboa, para o Arquivo da Torre do Tombo, os documentos descritos na relação assinada por Eduardo Tavares, delegado do Tesouro, e por Roberto Augusto da Costa Campos, ajudante do oficial maior da Torre do Tombo.

Em 1894, a 14 de Maio, os documentos foram enviados pela Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, à Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém um livro de registo de escrituras da comunidade do Convento sobre a Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia (1584-1587), o registo de uma carta testemunhável em que se prova que frei Miguel de Contreiras desta Ordem foi o instituidor da Misericórdia de Lisboa, em 1584, um livro de cobrança (de juros reais, imposição dos vinhos, almoxarifado de Sintra, juros e foros), e o registo de contas do convento.

Existem alvarás régios e episcopais, constituição apostólica, emprazamentos, sentenças apostólicas e licenças episcopais, procurações, breves, cartas régias, alvarás, portarias, ofícios sobre diversos assuntos, e ainda testamentos, procurações, inquirições e sentenças

A documentação sobre propriedades inclui rol de bens de casais, instituições de capela, instrumentos de posse, certidões, escambos, cartas de partilhas, contratos relativos a obras, petições, certidões, vendas de bens, arrematação de bens, emprazamentos

A documentação menciona bens em Colares, Tramagueira, Olheiro, Lisboa, Lourel, Gondegavia, termo de Sintra, e no termo de Santarém, em Olheiros e Torres Vedras.

Fundos Eclesiásticos; Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (maços e livros).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (A-L) (C 278) f. 93. Organização topográfica.

Relação dos documentos pertencentes ao Convento da Santíssima Trindade de Sintra que, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda, de 20 de Março de 1865, foram transferidos do cartório da Repartição da Fazenda do Distrito de Lisboa, para o Arquivo da Torre do Tombo, em 9 de Maio de 1883 (C 458).
Related material
Portugal, Arquivo Histórico de Sintra.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 446
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:52