Available services

Documentação de conventos por identificar, caixa 2

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/DOCI/0002
Title type
Atribuído
Date range
1317 Date is certain to 1884 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (6 liv.; 8 cad.; 3 mç.); papel, perg.
Custodial history
Em data indeterminada, mas provavelmente cerca de 1990, saiu da cx. 2, 1 doc. em pergaminho, que foi integrado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho), no mç. 286, na cx. 249. Esta informação consta de um verbete dentro da caixa, com a letra de Maria dos Anjos Sampaio.

Em 18 de Maio de 1990, saíram da cx. 2, 1 doc. em pergaminho, que foi integrado no Colegiada de São Pedro de Coimbra. Esta informação consta de um verbete dentro da caixa, assinado por Maria dos Anjos Sampaio.
Scope and content
Este maço contém documentação tipologicamente diversa.

Existem 6 livros relativos a:

- Colégio de Évora: livro de assentos de prazos da freguesia de Santo Estêvão de Alfama. 1724-1743. 1 liv.; papel, encadernação em perg.. Num dos últimos fólios do livro existe um "Rol dos foreiros ao Colégio de Évora nesta cidade e seu termo, e termo de Sintra, que constam do tombo que se fez no ano de 1679". Referencia foros nas freguesias de Santo Estêvão de Alfama, São João da Praça, Sé, São Julião, Nossa Senhora dos Olivais, Bucelas, Santos Reis, Cruz da Pedra, Benfica, Monsanto, Montelavar. Encadernação em pergaminho. O título encontra-se numa etiqueta actual na lombada.

- Contas do tabaco. 1722-1724. 1 liv. (44 f.); papel, encadernação em perg.. As contas estão assinadas por "Carneiro" e "Azevedo". Cota antiga: nº 456.

- "Foros que se pagam por São João" e pelo Natal. 1711-1750. 1 liv. (132 f.) papel, encadernação em couro. Os foros referenciados situam-se nas freguesias de São Vicente, de Santa Marinha, Santo André e São Tomé, Santo Estevão, São Miguel, São Pedro e Sé, São Cristóvão e Conceição, Mártires e São Nicolau, Santa Justa, Socorro, São José, Pedreira e Santa Engrácia, Olivais, Lumiar e Telheiras, Carnide, Almada, Sarilhos, Colares, Cascais e Povos, Alenquer, Cadafais. Lacunas em forma de galeria. Cota antiga: O livro está envolto em papel de ferro com indicação de R.M.C., mº 48, nº 235.

- "Lectiones in festo Corporis Christi". Data não identificada.1 liv.; papel, encadernação em couro. Tem incluso um doc. solto que é um recibo passado a Mascarenhas por Doutor Diogo da Cruz sobre uma quantia emprestada em 1665. Latim. Lacunas em forma de galeria. Na encadernação, marcado a ferro, nos planos superior e inferior da capa surge no centro de figura de sol raiado "Do Santissimo" e "Sacramento". Cota antiga: 32 (a vermelho). Cota antiga: 22.

- "Lectiones in festo Desponsationis SS V.M. cum B. Js". Data não identificada.1 liv.; papel, encadernação em couro.Latim. Lacunas em forma de galeria. Cota antiga: 33 (a vermelho).

- Receita e despesa. 1857-1864. 1 liv.; papel, encadernação em couro. Refere que o foi iniciado o registo no dia da nomeação da Abadessa D. Margarida. São mencionadas como receitas algumas rendas referentes a Terrenho, Quinta da Folhinha, Quinta do Paul, Vila do Castelo, Lusinde, Trabaços, Soitos do Salgado, Valdujo, Aldeia Nova da Ferreira, Cogula (muitos destes lugares pertencem actualmente ao município de Sabugal, distrito da Guarda). De entre as despesas são referidas as que se fizeram na Festa de São Sebastião, de Santa Clara, da Senhora do Ó. etc.



Encontra-se 8 cadernos relativos a:

- Receita e Despesa. 1789. 1 cad. (4 f.); papel. Tem indicação a lápis de ser do convento dos Capuchos de Sintra. Cota antiga: R.E. 322

- Doc. não identificado. Data não identificada. 1 cad. (12 f.); perg.. Latim.

- Apontamentos de receita e despesa. 1722-1731. 1 cad. (15 f.); papel. Muitos dos apontamentos estão riscados.

- "Estimas de pão".1833. 1 cad. (67 f.); papel. Apresenta contas de trigo, cevada e milho, referentes a diferentes pessoas, dos lugares de Alcobaça, Bica, Barrio, Carrascas, Cela Velha, Carreira, Famalicão, Fonte, Galega, Junceira, Monte de Bois, Mosteira, Mata da Torre, Maceda, Matos, Picotilhos, Raposos, Santa Marta, Santo António, Vestiaria, Vila.

- Receita. 1762-1764. 1 cad. (19 f. numerados de 59 a 84); papel. Refere receitas relativas a dotes por entrada de noviças. Surgem referências aos lugares de Ervedosa, Alvaredos, Vila Verde, Rio Torto, Tronco. Tem incluso um doc. solto que é uma carta dirigida a Dr. Manuel Ferreira de Oliveira sobre o prazo de Carapinheiras pelo capelão do convento de freiras [?], de 25 de Abril de 1772.

- "[?] festo sancti Joseph sposi glorississime Virginis Mariae: oratio". Data não identificada. 1 cad. (8 f.); perg.. Latim. Capitais iluminadas a azul e vermelho. Cota antiga: 77 (a vermelho).

- "Canhento de várias couzas". 1697-1706. 1 cad. (19 f.); papel; encadernação em perg. Contém apontamentos genealógicos de José de Oliveira e Sousa, natural de Lisboa, e despesas pessoais.



Os documentos em papel são relativos a:

- "Cópia de uma carta de Soror Maria Madalena ao padre frei João de Santo Estêvão, quando pôs a comunhão quotidiano neste convento". Envelope com resumo. Data não determinada. 2 doc; papel. Cota original: Maço 5, Número 28

- "Folhas do tombo do prazo de João de Deus". 1788. 3 doc.; papel. Refere lugares como Campo de Montemor, Anços, Bordalo, olival da Margarida Carreto, Santa Ana, Carapinheira, Zambujeiro, Coimbra. Os doc. são assinados por José Vieira (escrivão do Tombo de Coimbra) e Timóteo Esteves Mena[?] (Juiz do Tombo de Coimbra)

- Recibos de rendas. 1646-1648. 2 doc.; papel.

- Fragmento de registo de ordens régias. 1526-1536. 1 doc.; papel. Os registos do doc. fazem referência a Fernão Rodrigues de Palma (cavaleiro fidalgo da Casa Real), Nuno Ribeiro, ao Mosteiro do Carmo de Lisboa, ao Mosteiro de Nossa Senhora das Relíquias da vila da Vidigueira, ao Mosteiro da Conceição [?] da Ordem de Santa Maria do Carmo da vila de Moura [?]. Mau estado de conservação.

- Recibos e certidões de rendas da Universidade de Coimbra. 1665-1666. 5 doc.; papel.



A documentação em pergaminho contém:

- 1 fragmento de selo em cera. Data não identificada.

- "Compra que fez [?].Data não identificada. 1 doc.; perg. Mau estado de conservação; fragilidade e corrosão do suporte

- "Tombo antiquíssimo de Condeixa". 1428[?]. 1 doc.; perg. Mau estado de conservação: fragilidade e corrosão do suporte

- Doc. não identificado. Data não identificada. 1 doc.; perg. Mau estado de conservação: fragilidade e corrosão do suporte, ilegível.

- capa de livro. 1 doc. (280x480mm); perg.

- "Anexação da Igreja de [São Vicente de] Alfena que fez D. Baltasar Limpo, bispo do Porto". 04/12/1543. 1 doc.; perg. Mau estado de conservação: fragilidade e corrosão do suporte.

- Carta de emprazamento de propriedades da Igreja de Santa Maria de Beja. 30/06/1430. 1 doc.; perg.

- Carta de confirmação [?] passada a D. Garcia Rodrigues (comendador de Palmela) e D. Urraca Nunes (comendadeira de Santos) relativa a umas marinhas [?] no Lavradio [?]. 19/11/1317. 1 doc.; perg. Cota original: Maço 97, n. 7.

- Carta de emprazamento de propriedades em Tomarães do Mosteiro de Alcobaça 19/12/1481. 1 doc.; perg. Tem escrito a lápis no verso a informação recente de "Tomarães". Mau estado de conservação: fragilidade e corrosão do suporte. Cota original, nº 9.

- Carta de aforamento [?]. 1510. 1 doc. ; perg. Mau estado de conservação: fragilidade, perda parcial e corrosão do suporte. Refere termo da vila de Ourém, e tem escrito a lápis no verso a informação recente de "casal de Riteiros" e "Tomarães"

Doc. em papel e pergaminho relativos ao Mosterio de Chelas, que tem a Cota antiga: Institutos religiosos, 684. Mosteiros e Conventos, 646. Sala 1, estante 6, prateleira 5. Sobre a história custodial e arquivística, "esta documentação foi remetida pela 2ª Repartição da Direcção Geral dos Próprios Nacionais ao Arquivo dos Próprios Nacionais a 30 de Abril de 1884, conforme atesta a guia de remessa, que refere o envio de "papéis e pergaminhos relativos a tenças, decretos e outros misteres, pertencentes ao suprimido convento de Santo Agostinho em Chelas, os quais existiam no cartório do referido convento". Este macete contém:

- Guia de remessa da documentação. 30/04/1884. 1 doc.; papel

- Transcrição paleográfica e tradução do latim de um acordo celebrado em as religiosas de Chelas e Martim Perez, cidadão de Lisboa de 1181. 1 doc.; papel.

- Carta de doação de uma vinha feita ao Mosteiro de Chelas por D. Sancho 1 e D. Dulce. 1192. 1 doc.; perg. Latim. Tem junto a transcrição do doc. em latim e português. 1 doc.; papel. O Mosteiro de Chelas é referido como dos Frades de São Félix de Chelas.

-Carta de aforamento em uma vida de uma vinha em Campolide pela prioresa Teresa Fagundes, em nome do Mosteiro de Chelas, a Gonçalo Mendes, presbítero e capelão da Igreja de São Tomé. 02/1263. 1 doc.; perg. Trata-se de um quirógrafo.

- "Breve em que o Papa Martinho V comete ao abade de Alcobaça todas as propriedades que achar que estão alienadas do mosteiro de Chelas e as faça restituir ao dito mosteiro e freiras delas, as quais não diz que são da Ordem de São Domingos, senão que vivem debaixo da administração dos pregadores e conforme os seus estatutos". 29/10/1426. 1 doc.; perg. Latim. Tem um selo pendente em chumbo, redondo, com as faces de São Pedro e São Paulo, e a inscrição "Martinus PP V".

- "Bula e comissão ao Abade de Alcobaça para conhecer da apelação de uma sentença que se deu em favor de uma igreja de Santarém que lhe pagasse [?] o dízimo". 1426. 1 doc.; perg. Latim. Refere a prioresa e Mosteiro de São Félix de Chelas. Tem um selo pendente em chumbo, redondo, com as faces de São Pedro e São Paulo, e a inscrição "Martinus PP V".

- Confirmação da eleição de D. Maria da Silva, prioresa do Mosteiro de Chelas, da Ordem de Santo Agostinho. 06/12/1546. 1 doc.; perg. Latim. Tem vestígios de selo pendente.

- Documento pontifício do Papa Urbano VIII referindo Filipa de Mesquita Figueiroa, professa no Mosteiro de Chelas. 1642. 1 doc.; perg. Latim

- Carta de emprazamento de uma quinta em Vialonga do Mosteiro de Chelas. 19/12/1400. 1 doc.; perg.

- Carta de D. Afonso V tomando as terras dadas a Nuno Vasques (do Conselho Real e Vedor da Fazenda) em Valdagas para as dar às freiras do Mosteiro de Chelas. 11/05/1440. 1 doc.; perg.

- "Carta de padrão de 60 mil reis de tença a favor de Matias Correia de Faria. 04/09/1665. 1 doc.; preg. Tem vestígios de selo pendente.

- Padrão de 200 mil reis de tença em vida a D. Antónia Cândida Xavier Botelho (religiosa no Mosteiro de Chelas), por lhos haver renunciado seu pai , o conde de São Miguel de uma tença que lograva no Almoxarifado da Casa das Carnes, e apostilha relativa ao mesmo assunto. 1789-1807. 1 doc. (3 fl.); perg.

- Padrão de 25 mil reis de tença a D. Francisca Iria Xavier Couceiro (religiosa no Mosteiro de Chelas), por lhos haver renunciado António de Barros Teixeira. 1782. 1 doc. (2 fl.); perg. Tem selo branco pendente.

- Padrão de 25 mil reis de tença a D. Maria Ana Micaela de Jesus, por lhos haver renunciado António de Barros Teixeira. 1782. 1 doc. (2 fl.); perg. Vestígios de selo pendente.

- Padrão de 20 mil reis de tença a D. Ana Maria Verney, por lhos haver renunciado Manuel de Matos e Sousa. 1762. 1 doc. (2 fl.); perg. Vestígios de selo pendente.

- Padrão de 33 mil reis de tença a D. Ana Maria Verney. 1766. 1 doc. (2 f.); perg. Vestígios de selo pendente.

- Docs. relativos aos padrões de tença de D. Antónia Botelho, D. Juliana Xavier Botelho, D. Francisca Iria Xavier Couceiro. 1800-1826. 5 doc.; papel.

- Requerimento e certidão de baptismo de D. Maria Ana Micaela de Jesus. 1823. 1 doc.; papel.

- Certidão da acção cível de libelo entre a Madre Prioresa e mais religiosas do Mosteiro de Chelas contra o Padre provincial dos Carmelitas descalços e prior do Convento de Carnide. 1696. 1 doc. (2 fl.); papel.

- Carta de sentença cível entre a Madre Prioresa e mais religiosas do Mosteiro de Chelas contra Isabel Fernandes sobre propriedades. Séc XIX. 1 doc. (4 fl.); papel

- Requerimento e certidão de recibo da Junta do Depósito Público. 1786. 1 doc. (2 f.); papel.

- Apontamentos sobre padrões de tença. 1709-1714. 1 doc. (2 f.); papel.

- "Escritura de declaração que a prioresa e religiosas deste convento fizeram em como nos juros que ele tem pertencem a Madre Catarina de Piedade, 20 mil reis e por sua morte passam dez, às suas sobrinhas, como na escritura se declara. E declaração dos mais juros que comprou e as licenças que tem do senhor bispo nosso prelado e da sua prioresa do convento". 1654-1685. 1 doc. (16 f.); papel.
Physical location
Documentação de conventos por identificar, cx. 2
Type of container
Outro
Creation date
08/02/2011 00:00:00
Last modification
15/02/2023 13:19:04
Record not reviewed.