Available services

Documentação de conventos por identificar, caixa 6

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/DOCI/0006
Title type
Atribuído
Date range
1524 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (2 doc., 5 mç., 7 cad.); papel, perg.
Scope and content
Esta caixa contém:

- Árvore genealógica do morgado e marqueses de Soidos. c. 1800. 1 doc.; papel.

- Música manuscrita "Vilancico das freiras para o Natal" de António Marques. Data não identificada. 9 fl.; papel.

- Registo de missas. 1737-1738. 2 caderno; papel. Assinado por Dr. Francisco de C.ª Rosa Tinoco (presentado e prior), Silvestre Baptista (depositário), Fr. Tomás de São José (depositário).

- Caixa. 1793-1795. 1 caderno; papel. As contas referem o Padre Procurador, a Junta do Governo, o Padre José Valério, o Padre Prefeito do Enfermos, Casa do Espírito Santo, Congregação da Casa do Espírito Santo, esmola para a peanha de Nossa Senhora da Necessidades, folhinhas de Viseu, Funchal e Cabo Verde, Crato, Maranhão, Angra, Lamego, Guarda, Padre Francisco de Sales (prefeito da igreja), Procuradoria, Padre José Pegado, Padre Francisco Troiano, Padre João Mazzoni (para a obra da atafona). As contas estão assinadas por José de Azevedo, José Clemente, Padre José Valério (prefeito das impressões), Joaquim de Fóios, José Pegado, Joaquim da Costa, Valentim de Bulhões, Alberto Caetano, Joaquim de Fóios. Fólios numerados de 2 a 24.

- Processo de propriedade dos ofícios de feitor e escrivão das marcas da Alfândega do Porto para João José de Almeida. c. 1770. 1 proc.; papel.

- Rois de testamentos. 1735-1743. 1 caderno; papel.

- Apontamentos sobre irregularidades religiosas e motivos de excomunhão. Data não determinada. 2 cadernos; papel.

- Fragmento de doc. Data não determinada. 1 doc.; perg. Latim. No verso tem o sumário: "Confraria do Santíssimo Sacramento desta casa". Mau estado de conservação: corte e perda parcial de suporte.

- Separadores relativos à Chancelaria-Mor do Reino.



Documentação relativa ao Convento de São Domingos de Lisboa (da Ordem dos Pregadores). 1536-1832. 3 mac.

- Contas e rascunhos relativos a diversos conventos, recibos, contas de arrendamentos e foros, obras, etc. 1536-1832. 1 mac.; papel. São referidos o Convento das Donas de Santarém, de São Domingos de Lisboa, de São Domingos de Benfica, São Paulo de Almada, Santa Maria da Serra, a fazenda em Val do Rosal, Quinta de Bairro Miguel e são também mencionados o Fr. Duarte de Poceto Maior e Castro (Rdo. P. Vigario Capitão Mor de Ancede), Fr. Leocádio do Rosário e Silva (síndico do Convento de São Domingos de Lisboa), José Joaquim Ferreira Torres, Domingos Gonçalves Mendes (mercador na Rua Direita), Francisco Correia de Brito, Catarina Gomes (moradora em Santa Iria em Santarém), Basílio Gameiro (morador na Chamusca), Manuel de Sá e Menezes (morador em Tomar e arrendatário de terras na Golegã), Fr. João de Santo António, Antónia Felipa Bitancourt Atouguia, entre outros.

- Correspondência. 1777-1826. 1 mac.; papel. Cartas de António de Sousa Pinto, A.M.A., António Pinto Machado (de Alcoentre), Fr. João da Graça Salgado (de Guimarães), Beneficiado José Severino da Silva (Évora), Fr. Custódio de [?] (de Santarém), José Agostinho Ferreira e Melo (de Arruda dos Pizões), Pe. António (de Abrantes), Fr. José de Oliveira da Mata (do Convento de São Domingos da Serra), Francisco Manuel Barroso da Silva (de Goa), Mariano José Coutinho Correia da Silva (de Goa), e dirigida a Fr. António de São Tomás Carreno (do Convento de São Domingos de Lisboa), a Fr. Leocádio do Rosário e Silva, a Fr. Cristóvão de Santa Catarina de Sena (mestre em Teologia e Prior no Convento de São Domingos de Lisboa), a Fr. José da Mãe de Deus, a António da Silva Caldeira, a Fr. José Leite de Macedo, a Fr. João da Silva (padre procurador geral), entre outros.

- Documentação tipologicamente diversa. 1648-1829. 1 mac.; papel. Contém requerimentos, apontamentos, listas, sentenças etc, onde são mencionados Pe. Bento de Sousa, António Feliciano d'Eça Garrido (clérigo estudante no Colégio de Nossa Senhora da Purificação da Escada, erecto no Convento de São Domingos de Lisboa), Fr. João de Santo Agostinho Macedo (prior do Convento de São Domingos de Lisboa), Fr. Manuel António de Santa Rita (vigario "in capite" do Convento de São Domingos de Santarém, procurador das capelas em 1825), Fr. Manuel de São Tomás (presentado e doutor na Sagrada Teologia, consultor do Santo Ofício, examinador das três Ordens Militares, prior do Convento de São Domingos de Lisboa e examinador do Real Colégio de Nossa Senhora da Purificação), Carlos Aurélio Teles de Avellar Collain (prebendado do Colégio de Nossa Senhora da Purificação), Pe. Fr. José da Rocha (Provincial da Ordem dos Pregadores, deputado da Real Mesa Censória), os religiosos do Convento de São Paulo de Almada, João Cornelis (cunhado do Pe. Fr. Pedro Monteiro), a prioresa do Convento de São João Baptista de Setúbal, Brites Cabral, entre outros. Abordam assuntos como a Igreja de São João Baptista de Miomães, o estado da capela mor e mais capelas da Igreja de São Domingos de Lisboa, o Convento de São Gonçalo de Amarante, uma "Relação de todos os padres assinados neste Convento de São Domingos de Lisboa", a isenção de pagamento de contribuições, prebendas vagas no Colégio de Nossa Senhora da Purificação, o arrendamento de lojas no Rossio e outros locais, declaração das demandas das capelas, cartas de partilhas, índice de livro, etc.



Documentação relativa ao Mosteiro de Alcobaça (da Ordem de Cister). 1524-1820. 2 mac.

- Quitações passadas a José de Quintal Lobo. 1769-1814. 1 mac.; papel. Por foros do Mosteiro de Alcobaça, da Igreja de Nossa Senhora de Marvila de Santarém e da Igreja de São Nicolau de Santarém.

- Apontamentos relativos a testamentos e sentenças. 1524-1757. 13 doc.; papel.

- Lista de bens vinculados em capelas. Data não determinada. 1 doc.; papel.

- Procuração passada a favor de Paulo José Baptista Madeira para receber os foros da Igreja de São Nicolau de Santarém. 1820. 1 doc.; papel.
Physical location
Documentação de conventos por identificar, cx. 6
Type of container
Outro
Creation date
12/05/2009 00:00:00
Last modification
15/02/2023 13:19:04
Record not reviewed.