Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Documentação de conventos por identificar, caixa 10

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/DOCI/0010
Title type
Atribuído
Date range
1497 Date is certain to 1917 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (2 liv., 8 proc., 10 mç., 4 doc., 1 cad.); papel, perg.
Custodial history
Em 2022, o Livro de profissões do Convento de Palmela da Ordem de Santiago (1525-1547) passou para a Ordem de Santiago e Convento de Palmela, liv. 363 (cf. Informação DTTDA I-2023-000329, de 2023-01-23.
Scope and content
Esta caixa contém:

- Dispensa matrimonial de João Pacheco e Joaquina Mendes, moradores em Vila Viçosa, que passou pelo Bispado de Elvas. 1789. 1 proc.; papel

- Dispensa matrimonial de Barbara da Cruz e António Teixeira, moradores em Quintã e em Casal da Gesteira (freguesia de Cadima, bispado do Coimbra). 1790. 1 proc.; papel.

- Processo contra Ana Margarida Stocqueler por ter contraído matrimónio clandestino com Cristóvão Diogo Tonnies. 1759. 1 proc. A ré ficou reclusa no Convento de Santa Marta de Lisboa, e o processo correu no Juízo Eclesiástico de Lisboa.

- Auto cível entre José da Silveira da Costa e o Dr. Manuel da Cruz Barros de Miranda sobre divisão de águas que correu pela Mesa da Justiça Eclesiástica de Coimbra. 1727-1728. 1 proc.; papel.

- Processo relativo a Joaquim da Silva Matos (da freguesia de São Martinho de Covelos). 1845. 1 proc.; papel. A documentação apresenta um carimbo do Governo Civil do Porto.

- Certidão de autos referentes à Casa da Siza das Carnes passada pelo escrivão comissário de todas as execuções das dívidas reais em Lisboa. 1755. 1 proc.; papel.

- "Lembrança das carregações remetidas". 1747-1751. 1 mac. Refere o Convento do Maranhão, Prior do Pará, Fr. Pedro de Eliseu, Fr,. Francisco de Santo Elias, entre outros.

- Habilitação de genere de Manuel Gonçalves para ordens menores. 1691. 1 proc.; papel. É referido que o processo "vai deste Bispado do Porto para o Arcebispado de Évora".

- "Certidão da concordata dos bispos com a Mesa da Consciência e Ordens". 1674. 1 doc.; papel.

- Traslado do "Prazo que fez o Mosteiro de São Simão da Junqueira a Álvaro Gil e sua mulher de dois casais em Árvore" em 1497. 1 doc.; papel.

- Mercê de D. José ao Pe. Joaquim de São Bernardo Pereira (Cónego Secular de São João Evangelista) do cargo de Examinador das Três Ordens Militares. 1772. 1 doc.; papel.

- Doc. do Núncio Apostólico referindo Fr. Francisco da Anunciação da Silva Giraldes, religioso da Ordem de São Jerónimo. 1792. 1 doc.; perg.



Esta caixa contém 2 livros:

- "Livro das propriedades e olivais que esta casa tem na vila das Pias e seu termo, e olivais de Tomar". 1609-1617. 1 liv. Surge a referência a "esta casa de Nossa Senhora da Luz"

- "Livro de lançamento dos juros e alcances da vila de Oleiros". 1811. 1 liv; papel. Mau estado de conservação: lacunas em forma de galerias.



Existe 1 caderno:

- "Custos de pão e azeite que tem esta Casa de S[...] Isabel de Carvalho da Ervedosa". 1673- 1711. 1 cad.; papel. São referidos os lugares de Ervedosa, Certinheiro, Cerzedinho, Freixo de Numão, e Sebadelhe.



Doc. impressos aparentemente relativa ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (Cónegos Regulares de Santo Agostinho). 1741-1765. 1 mac.; papel.

- Impressos referenciando as exéquias de Fr. Gaspar da Encarnação, pastorais do bispo de Coimbra, relação de ministros e juízes, alegações do prior geral do Mosteiro da Congregação de Santa Cruz de Coimbra, sumário da Bula da Santa Cruzada, entre outros. Latim, português. Nas instalações de São Bento, esta documentação esteve localizada em Sala 33, estante 3, prateleira 6.

Doc. vários. 1736-1766 . 1 mac.; papel. Contém impressos e manuscritos que apresentam vestígios de terem estado cosidos, que inclui sentença da Relação a favor de Manuel Pacheco Fabião de Albuquerque de Melo relativa a mercê da Provedoria do Hospital de São Lázaro de Coimbra, oração oferecida a D. António, D. Gaspar e D. José depois de serem declarados filhos e irmãos de D. João V e D. José I, apontamentos sobre prazos, relação das manobras do exército português, anúncio de João de Albuquerque (boticário), de "Eau de Melisse", receitas para lesões, bálsamo católico, virtudes do bálsamo vital, água da Rainha da Hungria, receita para defluxos no peito, regimento das favas de Santo Inácio e suas virtudes, dissertações da Academia Litúrgica Pontifícia, apontamento sobre a morte do infante D. Carlos (filho de D. João V), e outros documentos referindo a Ordem dos Pregadores, cartas dos bispos de Miranda, Leiria, Elvas, arcebispo de Braga, os padres do Real Convento de Maquinez (Goa), despesas com a hospedagem de Sua Magestade, pessoas reais e mais família e criados, entre outros.



Doc. relativos ao padre João do Souto Rocha. 1765-1801 . 1 mac.; papel.

- Emprazamento de horta em Casével (da Ordem de Cristo), diversos alvarás e cartas de quitação relativas ao Pe. João do Souto Rocha (freire professo da Ordem de Santiago) como prior da Igreja Matriz de Casével, quitação da meia anata, prior da Igreja Matriz da Vila das Entradas, benefício na Igreja Matriz da Messejana. Numa capilha antiga é referido que esta documentação "Veio do Cartório Notarial de Lisboa", e interroga se poderá pertencer à Mesa da Consciência e Ordens.

Doc. relativa a processos de arrecadação pendentes na Boa-Hora. 1868. 1 mac.; papel.

Doc. relativa às comendadeiras, freiras e religiosas do Real Mosteiro de Santos (da Ordem Militar de Santiago). 1747- 1759. 1 mac. (3 doc).; papel. Certidões de breves.



Doc. relativa ao Recolhimento de Santa Teresa de Jesus de Freixinho. 1738-1837. 1 mac. (8 doc); papel. Inclui escritura de venda de propriedades, procurações, etc. Freixinho surge como pertencente ao concelho de Fonte Arcada (Sernancelhe, Viseu).

Correspondência dirigida a João de Matos e Vasconcelos Barbosa de Magalhães. 1828-1829. 1 mac. (8 doc.); papel.

Doc. relativa a Estévão Pinto de Morais e herdeiros sobre as contas enquanto recebedor do novo imposto das carnes. 1772- 1788. 1 mac.; papel.



Auto de verificação e transgressão a padaria efectuado pela Administração dos Abastecimentos do Ministério do Trabalho e Previdência Social. 1917. 1 proc.; papel.



Doc. vária e fragmentos. 1 mac.; papel, perg. Inclui Carta de comendador da "Ordre de Léopold" a Albano Antero da Silveria Pinto (1865), relação de presos que foram transportados para bordo da fragata Amafona (1810), entre outros documentos e fragmentos de documentos e de selos, capilhas antigas e verbetes.
Physical location
Documentação de conventos por identificar, cx. 10
Language of the material
Latim, português, francês
Physical characteristics and technical requirements
Manchas de coloração variável.
Type of container
Outro
Creation date
12/05/2009 00:00:00
Last modification
15/02/2023 13:19:04
Record not reviewed.