Comércio em grosso

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/TT/JC/A-A
Title type
Atribuído
Date range
1755 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
3 liv., 7 mç.
Biography or history
A Junta do Comércio tinha vastas atribuições em relação ao designado comércio em grosso: matricular os negociantes, os seus guarda-livros e caixeiros; conhecer e julgar todas as questões de comércio; conhecer e julgar por apelação das sentenças do Provedor dos Seguros; aceitar ou negar a apresentação dos falidos de crédito; administrar, pela Contadoria Geral, os bens dos falidos; conhecer os acordos ajustados entre os negociantes; tomar conhecimento das administrações das casas de comércio; fiscalizar os contrabandos e descaminhos dos reais direitos; nomear capatazes e homens de trabalho para o serviço das alfândegas e busca-caixas, aos quais competia vigiar a carga e descarga e reprimir a fraude no peso das embalagens; inspeccionar a casa da Praça do Comércio e Seguros, vigiando a sua polícia e conservação; inspeccionar e dirigir a Aula do Comércio; manter correspondência regular com os cônsules portugueses no estrangeiro sobre objectos de comércio e agricultura; e tudo o que corresponder à promoção e dilatação do comércio, sendo consultada sobre contractos de comércio, tratados e novas áreas de intervenção.
Scope and content
Só parte das séries representativas do desempenho destas funções se encontram neste fundo documental, já que a documentação seguiu para as instituições que herdaram as competências da Junta do Comércio.

Inclui documentação sobre o comércio e desenvolvimento das províncias ultramarinas, sobre o estabelecimento de bancos, o comércio de escravos, de açúcar, contratos de comércio, e a matrícula de negociantes e de guarda-livros.
Arrangement
Subsecção de carácter funcional, correspondendo a uma das subdivisões efectuadas pela Comissão encarregada de dar cumprimento do Decreto de extinção da Junta do Comércio, que preparou a documentação.
Language of the material
Português
Related material
A documentação sobre administração das 'massas falidas' pode ser encontrada em PT/TT, Tribunal de Comércio.

A correspondência com os cônsules portugueses pode ser encontrada em PT/TT Ministério dos Negócios Estrangeiros, Arquivo Central, (MNE, liv. 70).
Creation date
25/06/2004 00:00:00
Last modification
25/05/2012 11:12:24