Mitra Arquiepiscopal de Braga

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MAB
Title type
Atribuído
Date range
0572 Date is uncertain to 1444 Date is uncertain
Prominent dates
1074-1444
Dimension and support
4 mç., 8 rolos; perg.
Biography or history
A Mitra representa o conjunto de bens patrimoniais que estavam destinados ao sustento e provisão do bispo.
Custodial history
Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém cartas de doação, de compra e venda de propriedades, de inquirição, de confirmação, de emprazamento, testamentos, sentenças, renúncias, instrumentos preliminares, composições, actas de negociações, registos e excertos de bulas, documentos relativos à questão entre a igreja de Toledo e a de Braga sobre a primazia das Espanhas, a constituições sinodais, instrumento preliminar da composição feita entre D. Sancho II e o arcebispo de Braga, criação da paróquia de São Cristóvão de Panóias, o foral do couto de Ervededo entre outros, um breve de Henrique, cardeal bispo de Sabina, dirigido aos fiéis, o testamento do rei D. Afonso II e um documento do Concílio de Lugo.

A documentação refere os Eremitas de Santo Agostinho, os bispados de Zamora, Braga, Santiago de Compostela, Lamego, Viseu e da Guarda.

A documentação refere também as Igrejas de Toledo, de Braga, de São Julião de Tabuaço, de São Cosme e Damião, de São Miguel de Abrega, de Valadares, de São Tiago, de Santa Maria do Paço, de São Pedro, de Santa Eulália de Trute, de Santa Eugénia, de São João de Vila do Conde, de Astorga, de Ozio, de Nespereira, de Santa Maria de Tui, de Santa Maria de Guepilhares, os Mosteiros de Ázere, de São Cristóvão, de São Torcato, de Moreirola, de São Félix de Frestas, de Castro de Avelãs, de São Romão de Neiva, de Carvoeiro, de Grijó.

A documentação refere ainda D. Gonçalo, bispo de Coimbra, D. Odório, bispo de Viseu, D. Martinho Pires, D. Maurício, D. João Peculiar, D. Estêvão Soares da Silva, D. Silvestre, D. João Egas, D. Martinho Geraldes, D. Frei Telo, os arcebispos de Braga, D. Diogo Gelmires, arcebispo de Compostela, D. Rodrigo Ximenes, arcebispo de Toledo, D. Lucas, bispo de Tui, frei Nicolau Hispano, da Ordem dos Frades Menores e núncio apostólico em Portugal, mestre Guilherme Folquini, capelão do papa e cónego de Narbona, os arcediagos, Mendo Ramires, Vasco Galindiz, o presbítero, mestre Nicolau, Gonçalo Mendes, chanceler, mestre João, vice-chanceler da Igreja de Roma, Martinho Gomes, comendador de Leça, Vicêncio Gonçalves, comendador de Santa Marta, Pedro Honorici, comendador de Chovião, Pedro Anes, mordomo-mor, D. Geraldo, D. Teresa Fernandes, D. Pedro Eanes, D. Beatriz, D. Marta, D. Elvira Fernandes, Martinho Simão, Odrozia Mendes, Gonçalo Castela, Pedro Pires, Martinho Egas, João Pires, Martinho Pais, João Mendes, Martinho Lourenço, João Domingues, Rodrigo Martins, Domingos Miguel e Mor Miguel, colaços de Pedro Afonso, Gomes Fernandes, Ermigio Esteves, Martinho Sanches, Domingos Eanes, Pedro Pires, Martinho Pires, Martim Alvitiz, Domingos Soares, Maria João, Estêvão Egídio, Paio Tomé, Maria Mendes, Constança Domingues, Geraldo Domingues, Domingos Pires, Sancha Martins, João Lourenço.

Alguns documentos têm selos e vestígios de selo.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Braga
Arrangement
Ordenação numérica sequencial das unidades de instalação (maços e rolos).
Access restrictions
Contém documento sujeito a autorização especial para consulta e a horário restrito (Testamento de D. Afonso II, Mitra Arquiepiscopal de Braga, mç. 1, n.º 48).
Language of the material
Latim e português. Letra visigótica redonda. Letra gótica.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Catálogo de 148 documentos da Mitra de Braga, maços 1 a 4, 1955-1956, feito de acordo com o estabelecido no art.º 6.º do Decreto de 2 de Outubro de 1862. (C 302 1).

Catálogo de 8 documentos da Mitra de Braga, rolos 1 a 8, 1956, feito de acordo com o estabelecido no art.º 6.º do Decreto de 2 de Outubro de 1862. (C 302 2).

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado, em 24 de Julho de 1978) (L 208).
Alternative form available
Existe cópia de consulta em formato digital.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Braga, Acessível em http://www.adb.uminho.pt/bd/bds.htm#_19._Monástico_Conventual.aspx Acedido em 16 de Novembro de 2006.

Portugal, Arquivo Distrital de Vila Real, Mitra da Sé de Braga.
Publication notes
SANTOS, Maria José de Azevedo - "Da Visigótica à Carolina: a escrita em Portugal de 882 a 1172: aspectos técnicos e culturais".Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian: Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1994. p. 114, 187. ISBN 972-31-0633-7.
Creation date
28/02/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:53