Mosteiro de Nossa Senhora da Ajuda de Tavira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MNSAT
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1582?]-1766
Dimension and support
1 mç.; papel
Biography or history
O Mosteiro de Nossa Senhora da Ajuda de Tavira era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita.

Teve origem num eremitério situado junto a uma ermida dedicada a São Marcos, posteriormente, dita de Nossa Senhora da Saúde, em Vale Formoso, no termo de Tavira. As primeiras referências documentais à provença remontam a 1439, ano em que Afonso Pais, almoxarife régio em Tavira, doou uma horta a um certo Joane, ermitão da pobre vida, natural de Lamego.

Em 1466, consta da lista das casas sujeitas à Serra de Ossa.

Em 1475, os eremitas obtiveram de Sisto IV os mesmos privilégios apostólicos já atribuídos à Serra de Ossa.

Em 1606, o primitivo edifício seria abandonado, transitando a comunidade para novas dependências, no interior da vila.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Não é ainda conhecida a história custodial desta documentação.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém certidão de carta de partilhas; traslados do século XVIII de documentos do século XV e o livro segundo das sortes de Nossa Senhora da Ajuda e Santos Fiéis de Deus.

Guia de Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 1 (Ajuda a Avis) (C268) f. 3.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Faro.

Portugal, Biblioteca Pública de Évora.

Portugal, Torre do Tombo, Colecção Especial

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2255 , inv. n.º 386.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 147.
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
18/12/2014 15:31:09