Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro autêntico 8.º: doações, compras, escambos que pertencem às rendas das ovenças da vestiaria, enfermaria e aniversários

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSCC/L008
Title type
Formal
Date range
1517 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Biography or history
Livros de tombo das escrituras de Santa Cruz mandados fazer no mosteiro por D. Manuel, por alvará dado em Almeirim a 29 de Novembro de 1517, a requerimento do prior e convento, e em resposta a uns apontamentos feitos por Afonso Dias, secretário do infante D. Afonso (administrador perpétuo) e escrivão público do tombo e das escrituras tocantes ao mosteiro. Foram cometidos a dois escrivães encarregues de tresladarem e concertarem as escrituras do cartório em livros de pergaminho, a saber, a Afonso Dias, e a frei Luís de Parada, frade do mosteiro, por ser «latino» e começados em 1518.

Têm trasladado o juramento dos escrivães, na presença do prior castreiro e do veador, feito por Henrique de Parada, escrivão público das escrituras e contratos tocantes ao mosteiro, em 22 de Março de 1518.

Foram escritos numa só coluna, de acordo com o dito alvará, com excepção dos livros 8.º e 9.º. Em cumprimento de um capítulo do regimento dos tombos, de 20 de Abril de 1518, citado no instrumento de aprovação e concerto, os traslados foram assinados, concertados e aprovados pelo prior castreiro do mosteiro, Gaspar Fernandes (do livro primeiro ao sétimo) e por Brás Lopes no livro oitavo, pelo veador Gregório Lourenço, escudeiro da Casa Real, e pelos escrivãeSão Afonso Dias já não assina o livro oitavo.

Os tombos receberam a aprovação régia de D. Manuel, dada em Évora, a 9 de Novembro de 1519, e de D. João III, dada em Lisboa, a 8 de Março de 1522.

Também designado por Livros de Leitura Nova de Santa Cruz de Coimbra.
Scope and content
Contém traslados de documentos datados de 1155-1283.

Mantém o traslado do assento público do juramento dos escrivães, embora Afonso Dias, já não assine os concertos, o prior castreiro foi Brás Lopes, mantendo-se as assinaturas de Gregório Lopes e de frei Luís de Parada.

Não tem registada a aprovação nem o concerto das escrituras.

Texto escrito a duas colunas.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 8
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 6497
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
10/02/2022 08:39:06
Record not reviewed.