Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro autêntico 10.º: Confirmação dada por D. João III aos privilégios, cartas, alvarás, dos reis seus antecessores

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSCC/L010
Title type
Atribuído
Date range
1531-07-31 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv. (57 f., 6 f.); perg., papel
Biography or history
Livros de tombo das escrituras de Santa Cruz mandados fazer no mosteiro por D. Manuel, por alvará dado em Almeirim a 29 de Novembro de 1517, a requerimento do prior e convento, e em resposta a uns apontamentos feitos por Afonso Dias, secretário do infante D. Afonso (administrador perpétuo) e escrivão público do tombo e das escrituras tocantes ao mosteiro. Foram cometidos a dois escrivães encarregues de tresladarem e concertarem as escrituras do cartório em livros de pergaminho, a saber, a Afonso Dias, e a frei Luís de Parada, frade do mosteiro, por ser «latino» e começados em 1518.

Têm trasladado o juramento dos escrivães, na presença do prior castreiro e do veador, feito por Henrique de Parada, escrivão público das escrituras e contratos tocantes ao mosteiro, em 22 de Março de 1518.

Foram escritos numa só coluna, de acordo com o dito alvará, com excepção dos livros 8.º e 9.º. Em cumprimento de um capítulo do regimento dos tombos, de 20 de Abril de 1518, citado no instrumento de aprovação e concerto, os traslados foram assinados, concertados e aprovados pelo prior castreiro do mosteiro, Gaspar Fernandes (do livro primeiro ao sétimo) e por Brás Lopes no livro oitavo, pelo veador Gregório Lourenço, escudeiro da Casa Real, e pelos escrivães. Afonso Dias já não assina o livro oitavo.

Os tombos receberam a aprovação régia de D. Manuel, dada em Évora, a 9 de Novembro de 1519, e de D. João III, dada em Lisboa, a 8 de Março de 1522.

Também designados por Livros de Leitura Nova de Santa Cruz de Coimbra.
Scope and content
Confirmação dada em Évora, a 31 de Julho de 1531 (f. 56v.º). Os 56 fólios do caderno foram assinados pelo licenciado Cristovão Esteves, do Conselho Régio e desembargador do Paço e Petições. À margem, algumas notas sobre a confirmação das cartas. Mandado passar pela Chancelaria, em Lisboa, a 6 de Julho de 1532, o que foi cumprido conforme termo de Pero da Fonseca, datado de 1 de agosto de 153[2].

Vestígios de selo.

Este códice veio à Junta das Confirmações Gerais de acordo com a certidão dada por Luís Rebelo Quintela, desembargador dos agravos da Casa da Suplicação, juiz dos Feitos da Coroa e Fazenda, deputado e escrivão da Junta, tendo sido entregue ao mosteiro juntamente com o requerimento deste, por ocasião do falecimento do rei D. José, quando se mandaram entregar os documentos às partes, no estado em que se encontrassem (cf. documento colado nas guardas de papel do início do livro).

Contém índice.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 10
Original numbering
Liv. 13
Language of the material
Português, latim
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 5, 6758
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. João III, Privilégios, liv. 10A
Notes
Título formal: "Confirmaçam d'el Rei Dom Joam III dos privilegios, cartas, alvaraes, dos Reis seus antecessores com ho teor dos mesmos privilegios (...)".

Livro 10 de Contos
Creation date
09/10/2009 00:00:00
Last modification
10/02/2022 08:39:06
Record not reviewed.