Mosteiro de São Domingos de Abrantes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSDA
Title type
Atribuído
Date range
1457 Date is certain to 1845 Date is certain
Dimension and support
14 liv., 6 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Domingos de Abrantes era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

É também designado por Convento de São Domingos de Abrantes, e Real Convento de São Domingos de Abrantes.

Fundado antes de 1472 por D. Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes. Até se fixar na sua actual localização, a comunidade conventual experimentou outras duas residências. A primeira, junto ao sítio da Várzea e ao Ribeiro de Frades, foi abandonada, depois do Papa Sisto IV, em 1472, ter autorizado a mudança de residência dos religiosos.

Mais tarde, considerando que permaneciam num lugar insalubre e sem condições de habitabilidade, os frades mudaram novamente de morada obtendo, desta vez, com licença apostólica do Papa Júlio II.

Entre 1509 e 1517, o novo edifício conventual, já dentro da vila de Abrantes, veio a ser construído e colocado sob a invocação de Nossa Senhora da Consolação. Para esta obra, a comunidade contou com o apoio de consideráveis esmolas do rei D. Manuel e de diversas graças espirituais concedidas pelos pontífices Júlio II e Leão X a todos os que participassem na construção.

Depois de 1534, a esmola de duzentos mil reais de juro perpétuo entregue ao convento por ocasião da morte do infante D. Fernando (sepultado na capela mor do convento de Abrantes, até à trasladação do seu corpo para o Mosteiro dos Jerónimos), veio a constituir o essencial do sustento da comunidade. Face à sua proximidade relativamente aos conventos de Santarém e da Batalha, esta casa não possuiu noviciado.

Entre 1789 e 1799, parte do convento é cedido às legiões do marquês de Alorna.

Em 1809 foram instalados no edifício dois regimentos de milícias.

Em 1810, também funcionou como hospital militar

Em 1833, a comunidade religiosa abandona o mosteiro.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: São João (Abrantes, Santarém)
Custodial history
Em 1865, a 20 de Junho, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e 24 de Agosto de 1864, os documentos pertencentes aos cartórios dos conventos de Santo António e São Domingos de Abrantes que, foram transferidos do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

Em 1894, a 14 de Maio, os documentos que se encontravam na Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, foram enviados para a Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por A. J. Campos de Magalhães e por Roberto Augusto da Costa Campos, inspector dos arquivos públicos.

Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Em 1914, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém livros de receita e despesa, de cobrança de foros, de notícias de bens do Convento, de recibos de mesadas que o Convento tinha de pagar aos religiosos do Convento da Esperança de Abrantes, livro da administração das capelas e bens do Convento, cartas de aforamento, de arrendamento, de doação, de venda, documentos judiciais, testamentos, declarações de dinheiro dado a juro, e documentos relativos a transacções, autos de posse.

Contém também provisão relativa ao pagamento de décimas, ordenações do Provincial da Ordem de São Domingos (1707, 1751), actas do Capítulo Provincial celebrado no Convento de São Domingos de Lisboa (1714), cartas de religiosos, lembranças relativas a sentenças, entradas de religiosos, votos e profissões dos noviços, relação das missas das capelas, patentes do Provincial da Ordem de São Domingos sobre a prisão dos delinquentes nas igrejas, sobre a redução da ração dos religiosos da Ordem, sobre a renovação ou duplicação de um convento na serra do Montejunto, sobre quantia para o estabelecimento de estudos, cartas do Prior de São Domingos de Abrantes relativas ao contrabando e aos contrabandistas, à eleição de um novo Provincial, cópia de uma carta régia autorizando a abolição e a venda em hasta pública dos conventos das Alcáçovas, de Montemor-o-Novo, de Almeirim, de Almada, de Pedrógão Grande e de Coimbra (1775), mandado do Provincial relativo ao atentado feito a D. José I, participação relativa à beatificação de soror Joana de Orvieto, privilégio concedido ao Convento de Nossa Senhora da Vitória, da vila da Batalha (1778), sentença apostólica sobre redução de missas, sentenças contra frades por rapto, por procedimento irregular, certidão dos bens das capelas do Convento, apontamentos para uma apelação relativa à aprovação dos confessores pelo ordinário, documento relativo ao enterramento dos mortos nas igrejas da Ordem, traslado relativo à reforma da clausura do Mosteiro da Graça de Abrantes, disposições sobre a disciplina, habilitações para tomar o hábito de São Domingos, para um dos lugares do Colégio de São Tomás de Coimbra.

A documentação refere a quinta e olival comprados pelo Convento, os beneficiados da igreja de São Vicente, Manuel Caldeira dos Reis, o Convento de Nossa Senhora da Graça de Abrantes.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de São Domingos de Abrantes: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 766. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) fl. 1.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (organização topográfica: A-L) (C 278) f. 5-18.

Relação pertencentes aos cartórios dos conventos de Santo António e São Domingos de Abrantes que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e 24 de Agosto de 1864, foram transferidos do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 20 de Junho de 1865 (C 286).
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2191 , inv. n.º 2.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 388-389.
TAVARES, Paulo Falcão - Real Convento de S. Domingos de Abrantes. 1ª ed. Abrantes: Associação Defesa do Património de Região de Abrantes, 2014. - 239, [1] p. : il. ; 24 cm. - (Exlibris). - Bibliografia, p. 219-236. - ISBN 978-989-20-4950-2. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 271 REF.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:54