Mosteiro do Salvador da Torre de Viana do Castelo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSLTVC
Title type
Atribuído
Date range
1115 Date is certain to 1129 Date is certain
Dimension and support
1 mç. (2 doc.); perg.
Biography or history
O Mosteiro do Salvador da Torre de Viana do Castelo era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Em 1561, por bula "Ad perpetuam" de Pio IV, de 11 de Setembro, foi unido ao Mosteiro de Santa Cruz de Viana.

Localização / Freguesia: Torre (Viana do Castelo, Viana do Castelo)
Custodial history
A documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Este fundo é composto por dois documentos: uma declaração dos herdamentos que lhe foram dados pelas pessoas nomeadas e do que se deve fazer aos naturais do mosteiro e aos pobres e peregrinos e ao bispo de Tui, quando o visitar, datado de 1115, uma carta de mercê de terras dadas por D. Afonso Henriques (ainda infante) em 1129.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica das unidades de instalação (maço).
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro do Salvador da Torre de Viana do Castelo: catálogo. [documento eclectrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 776. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208) f. 8v.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2260, inv. n.º 414.
Creation date
4/7/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/13/2020 2:23:37 PM