Mosteiro do Santíssimo Sacramento de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSSL
Title type
Atribuído
Date range
1418 Date is certain to 1883 Date is certain
Dimension and support
84 liv., 13 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro do Santíssimo Sacramento de Lisboa era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita.

Em 1646, os Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa instalaram-se, provisoriamente na zona da Calçada do Combro.

Em 1647, foi fundado o Convento do Santíssimo Sacramento, cujo instituidor foi o padre mestre fr. Diogo da Ponte.

Em 1654, foi iniciada a construção da Igreja de Santa Catarina, com o orago do Santíssimo Sacramento, e em 1680 realizou-se a sagração do templo.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1866, em 26 de Março, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, os documentos constantes na relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

Em 1883, em 9 de Maio, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda, de 20 de Março de 1865, foram transferidos do cartório da Repartição de Fazenda do Distrito de Lisboa, para o Arquivo da Torre do Tombo, os documentos constantes na relação assinada por Eduardo Tavares, delegado do Tesouro, e por Roberto Augusto da Costa Campos, ajudante do oficial maior da Torre do Tombo.

Em 1894, em 14 de Maio, foram incorporados os documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 12, conforme apontamento existente na caixa.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém livros de receita de rendimentos, de rendimentos em géneros, de rendimentos do cofre do padre Caldas, livros de diversas contas, de cobrança de rendimentos, de notícias sumárias de transições de rendimentos, de pagamentos a criados, e de lembranças de rendas e foros, padrões, livros de extractos de documentos antigos e cartas de doação, escrituras de bens, correspondência, documentos relativos a décimas, impostos e foros e livros de ordens de pagamento e recibos.

A documentação refere os Mosteiros de Nossa Senhora da Consolação de Serpa, Nossa Senhora da Consolação de Alferrara, Nossa Senhora da Luz de Montes Claros de Borba, Nossa Senhora da Rosa de Caparica, Nossa Senhora do Amparo de Vila Viçosa, Santa Cruz de Rio Mourinho, Santa Margarida de Évora, São Paulo de Junqueira de Sines, São Paulo de Portel e os Colégios de Montemuro e São Paulo de Évora.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (organização topográfica: L) (C 279) f. 20-46. Descreve 42 liv. e 1 mç.

Relação dos documentos pertencentes ao extinto Convento do Santíssimo Sacramento de religiosos Paulistas de Lisboa que, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda, de 20 de Março de 1865, foram transferidos do cartório da Repartição de Fazenda do Distrito de Lisboa, para o Arquivo da Torre do Tombo, em 9 de Maio de 1883 (C 354).

Relação dos documentos pertencentes ao extinto Convento do Santíssimo Sacramento de religiosos paulistas de Lisboa que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 26 de Março de 1866 (C 355). Atenção: os n.ºs dos livros estão desactualizados.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2226 , inv. n.º 210.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Nossa Senhora da Rosa de Caparica

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Nossa Senhora da Consolação de Alferrara

Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 531 - "Constituições porque se há-de governar a Congregação de São Paulo primeiro eremita fundada nesta cidade de Lisboa [...]". 1757.
Publication notes
FONTES, João Inglês - Da "Pobre vida" à Congregação da Serra de Ossa: génese e institucionalização de uma experiência eremítica (1366-1510). Tese de Doutoramento em História . Lisboa: Universidade Nova; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2012. Disponível na WWW: URL https://run.unl.pt/bitstream/10362/8390/1/Tese%20Doutoramento%20Jo%C3%A3o%20Lu%C3%ADs.pdf
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 132-135.
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:57