Mosteiro de São Sebastião de Setúbal

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSSS
Title type
Atribuído
Date range
1486 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
7 liv., 3 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Sebastião de Setúbal era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Entre 1564 e 1566 foi fundado este mosteiro dedicado a São Sebastião, em honra do rei protector.

Em 1625, foi celebrado o compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento, instalada no Mosteiro.

Em 1755, o terramoto causou grandes danos na igreja, tendo reaberto ao culto em 1811.

Em 1834, por sentença apostólica de 27 de Janeiro da Junta do Exame do Estado Actual e Melhoramento Temporal das Ordens Religiosas, encarregada da Reforma Geral Eclesiástica, foi suprimido, extinto e profanado o Convento de São Domingos de Setúbal. Os três religiosos foram incorporados para o Mosteiro de São Domingos de Lisboa

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: São Sebastião (Setúbal, Setúbal)
Custodial history
Em 1871, a 1 de Abril, os documentos pertencentes ao cartório do Convento de São Sebastião de Setúbal foram transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo. Relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Inclui breve, testamento, registos de cartas de doação, de venda, sentenças, aforamentos, concerto entre o convento e o vigário geral da Ordem.

Inclui também documentos do Convento de São Sebastião de Setúbal relativos à fundação, à tomada de posse de bens, alguns do Convento de Jesus Bom Pastor, às obras, à capela instituída por frei Nuno Gonçalves, certidões de um milagre e do terço pago ao Erário Régio (1813), doação do corpo do mártir frei José de Moral, sentenças, lembranças sobre sepulturas e legados, documentos sobre a comunhão das religiosas, livros de cobranças, traslados.

A documentação menciona bens situados no termo de Sesimbra e seu termo, em Azeitão, no termo de Coina, no Azambujal, no termo de Palmela, no termo de Vila Nova de Mil Fontes, termo de Almada, termo de Alcácer, em Santiago do Cacém e seu termo, em Setúbal e seu termo.

A documentação refere o Almoxarifado da Ordem de Santiago, o Convento de Jesus Bom Pastor, o Cardeal Infante arcebispo de Lisboa, os pescadores de Setúbal, os dizimeiros de Alcácer, a determinação do Santo Ofício sobre a visita dos navios, a Misericórdia de Setúbal, o marquês das Minas, o Cabido da Sé de Lisboa.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de São Sebastião de Setúbal: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 780. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (letras L-V) (C 280) f. 104-106.

Relação dos documentos pertencentes ao cartório do Convento de São Sebastião de Setúbal transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 1 de Abril de 1871 (C 447).
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2253 , inv. n.º 376.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:57