Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Reportório do Termo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSVFL/014/L136
Title type
Formal
Dimension and support
232 f.
Scope and content
Designação da lombada: "Reportório do Termo".

Além das propriedades situadas no termo, contém os bens situados no Alentejo - Beja, Montemor-o-Novo, Pavia e Vimieiro, Portalegre, Elvas, Vila de Frades e Cuba. - e as propriedades situadas em Castelo Mendo e na Guarda. Inclui registos de 1192 a 1836. Os bens pertenciam à mesa pontifical, à mesa prioral, e aos ofícios do mosteiro: hospital, vestiaria, enfermaria, conrearia, sacristia, pitançaria, os quais existiram até à reforma do mosteiro, em 1538, e inclui os bens que lhe foram unidos. Contém um registo sobre a quinta da Romeira, de que foram enfiteutas membros da família Távora e os marqueses de Castelo Melhor. Nos assentos são referidos o mosteiro de Santa Ana de Colares (fl. 35), e o mosteiro de Santa Clara da Guarda (fl. 186 v.º).

As propriedades da Guarda pertenceram à igreja de S. Julião, situada junto dos muros da cidade, mais tarde, trasladada para Pousada, com a invocação de Sant' Ana (sic) [Santa Maria] (fl. 175-188 v.º).

A fl. 231 foi registada uma notícia relativa à declaração e desistência de domínio útil feita pelo mosteiro, em 13 de Outubro de 1801, sobre bens que foram comprados em nome dos senhores de Palhavã, verdadeiros compradores, a saber: uma mata chamada a Coitadinha, situada em Samora Correia, comprada à câmara da vila, uma terra em Palhavã, que D. Afonso de Noronha mandou arrematar em 1748 (antigas propriedades do conde de Sarzedas) e ainda, a terra, chamada do Marachal, comprada ao desembargador Caetano Alberto de Almeida, em 1749.

Tem dois índices, um mais antigo feito por D. João de Cristo, e outro mais completo feito pelo autor do livro. Contém uma capital e iniciais ornadas.
Arrangement
Feito segundo a ordem do Reportório das freguesias de Lisboa e do Reportório dos arredores da cidade.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de São Vicente de Fora de Lisboa, liv. 136
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 786
Related material
Sobre as igrejas de S. Cucufate e de Vila de Frades, v. liv. 124 e 125, e o tombo dos bens situados na Guarda e seu termo e em Castelo Mendo e seu termo, descrito nos Tombos de demarcação (SR), liv. 24.
Creation date
06/10/2009 00:00:00
Last modification
28/05/2024 10:54:35